Garrafa Adriática
A Cerveja Adriática é uma cerveja brasileira “puro malte” que já fez sucesso no passado e que está sendo relançada agora pela AmBev. Inspirada nas antigas receitas do Alemão Heinrich Thielen, fundador da Cervejaria Adriática em Ponta Grossa em 1906, mesma fábrica que lançou uma das mais conhecidas cervejas do Brasil, a Original.  No entanto, existem dúvidas quanto a isto, já que não existem registros que comprovem que a antiga Adriática fosse puro malte. Está sendo relançada e sua distribuição será restrita apenas a 500 bares criteriosamente escolhidos, divididos em SP Capital, RJ Capital, Ponta Grossa, Curitiba e Ribeirão Preto. Terá preço sugerido de R$ 9 –
Heinrich Thielen
O nome de Heinrich Thielen está indissociavelmente ligado ao da Adriática, um dos maiores símbolos da identidade ponta-grossense, da qual ele é o fundador. Utilizando equipamentos trazidos de seu país natal, ele produziu a primeira Original, uma cerveja com corpo leve e sabor suave.

Um pouco de história –

No final do século XIX, o alemão Heinrich Thielen, chegou ao Paraná com nove anos de idade, mudou-se para Curitiba e posteriormente para Ponta Grossa. Em 1893 a Cervejaria Grossel abre uma filial em Ponta Grossa. Heinrich Thielen, aos quinze anos de idade, empregou-se na fábrica de cerveja que era na verdade a dona do capital investido na fundação da Cervejaria Adriática. Por volta de 1896, Heinrich Thielen, passa a dirigir a fábrica, tornando-se sócio e mais tarde, seu proprietário, alterando, em 1906, o nome para Fábrica Adriática de Cervejas de Heinrich Thielen, nesta época produzindo e vendendo cerveja, gelo, águas minerais e malte. O crescimento do mercado fez com que Thielen trouxesse da Alemanha, no final da década de 1910, novos equipamentos com capacidade de produzir até 30.000 hectolitros/ano de cervejas, gasosas e água mineral. Desde sua fundação até o ano de 1911 a Cervejaria Adriática somente produzia duas qualidades de cerveja, uma clara e outra escura, ambas em alta fermentação. Ainda em 1911, Thielen mudou a produção, e começou a fabricar cerveja com baixa fermentação, instalando máquinas que produziam anualmente 6.000 hectolitros da bebida. Thielen teve grande inserção nos mercados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Além desses, diversos outros Estados brasileiros, bem como diversos países europeus, eram abastecidos com os produtos da indústria comandada por Heinrich Thielen.

Cerveja adriatica chopp
Os signos visuais da Adriática exploravam interpretantes do mar e da vida rural mediterrânea.

A Construção da Grande Fábrica de cerveja Adriática –

Pretendendo ampliar ainda mais seus negócios e melhorar a quantidade da cerveja que produzia, Heinrich Thielen solicita durante governo do prefeito José Bonifácio Guimarães Vilela licença para a construção da grande fábrica de cerveja Adriática, na Avenida Vicente Machado. E em 2 de julho de 1919 a Companhia Cervejaria Adriática S/A foi constituída, tendo sido publicados os atos de sua constituição no Diário Oficial, do Paraná, de 11 de agosto do mesmo ano, garantindo a expansão de suas atividades. Quando isso ocorreu, a área física ocupada pela indústria era de 3.500 metros quadrados.

Antiga tabela de preços da cervejaria Adriática
Antiga tabela de preços da cervejaria Adriática

Industrialização de Ponta Grossa –

A Cervejaria Adriática tornou-se símbolo da industrialização ponta-grossense. Thielen ingressou na política. Foi nomeado Coronel da Guarda Nacional pelo Governo Federal e escolhido como Presidente de Honra do Centro Commércio e Indústria de Ponta Grossa (antecessor da ACIPG), quando da fundação dessa entidade em 18 de junho de 1922. Assim, Heinrich Thielen se configura como um dos pioneiros do processo de industrialização em Ponta Grossa e um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico da cidade.

Adriática

Cerveja premiada –

O Diário Oficial da União publicou no dia 02 de fevereiro de 1923 a relação dos premiados na Exposição Internacional do Centenário da Independência na qual constava a Cervejaria Adriática como tendo recebido medalha de ouro.

 

O futuro da Adriática –

Em 02 de dezembro de 1931 a Cervejaria Adriática registrou as cervejas Original e Paranista, a Original logo passa a ser sua principal marca por vários anos. E em 1941 a Companhia Cervejaria Adriática, passa a ser controlada pela Cervejaria Antarctica e em 1943 é completado o processo de incorporação. No ano de 1992 a unidade de Ponta Grossa deixou de operar, sendo reativada em 2015 para a produção da Cerveja Adriática lançada agora pela Ambev e inspirada na história da Cervejaria de Heinrich Thielen.

Ferrete para marcar os engradados de madeira adriatica
Ferrete para marcar os engradados de madeira Adriática
A cerveja Adriática na atualidade –
Não é demais repetir que a Adriática atualmente é produzida na mesma fábrica de onde saiu a Original, por isso dizemos que é a sua prima mais velha. É uma cerveja para as pessoas que gostam de conhecer algo novo, explorar novos sabores, para os desbravadores da vida, que sentam na mesa do bar e contam suas histórias, dividem experiências únicas com os amigos.
Instalações da AmBev em Ponta Grossa - Paraná destinadas à produção da cerveja Adriatica. Crédito da imagem: Jornal da Manhã - Ponta Grossa
Instalações da AmBev em Ponta Grossa – Paraná destinadas à produção da cerveja Adriática. Crédito da imagem: Jornal da Manhã – Ponta Grossa

A Cerveja Adriática é uma cerveja brasileira produzida pela AmBev. inspirada nas antigas receitas do Alemão Heinrich Thielen, fundador da Cervejaria Adriática em Ponta Grossa em 1906, mesma fábrica que lançou a Cerveja Original, uma das mais conhecidas cervejas do Brasil. No entanto, existem dúvidas quanto a isto, já que não existem registros que comprovem que a antiga Adriática fosse puro malte.

Ficha técnica:
  • Álcool
    • 4,9%vol
  • Lipídios
    • 0 g/100ml
  • Energia
    • 43,9 Kcal/100ml
  • Carboidratos
    • 3,1 g/100 ml
(Visited 1.765 times, 1.765 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *