Luiz Louro
Sobre Luís Barroso Viegas Louro

Após seis anos de experiência na Quinta do Mouro com seu pai e de um intenso estágio de quatro anos em Sonoma County, na Califórnia (EUA), Luís Louro, então formado em Enologia, decidiu que era hora de elaborar os seus próprios vinhos. Desse sonho nascia a Adega do Monte Branco, em Estremoz, cidade Alentejana onde se situa a maior concentração de produtores de vinho de Portugal. O objetivo de Luís Louro era elaborar vinhos de castas majoritariamente portuguesas, tendo como valores essenciais a modernidade, a qualidade e o preço.

Construída em 2006, a adega conta com a mais moderna tecnologia e arquitetura e tem capacidade para produzir 200 mil litros de vinhos. Os 25 hectares de vinhas estão plantados em dois tipos de solo, graníticos e calcários, pelos quais se distribuem as castas tintas Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e as brancas Roupeiro, Fernão Pires, Arinto e Antão Vaz.

Luís Louro assumiu a responsabilidade técnica sobre todo o processo, da produção da uva à elaboração do vinho, para assegurar que eles possuam personalidade marcante e caráter distinto. Desse modo, quem degusta não tarda a associar o paladar à região e ao produtor.

foto (2) (Copy)

Degustação

Alento Tinto VRA 2011 – Álcool: 13% – Região: Estremoz/Alentejo – Variedades: Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Touriga Nacional – Importador: Magnum (Curitiba/PR) – Preço estimado: R$ 55 – escurão na cor, vibrante nos aromas com notas de morangos e framboesas maduras. Na boca apresenta-se encorpado, firme, com taninos macios e a apetecível fruta doce compensada pelo frescor proporcionado pela acidez intensa e salivante. Não amadurece em barrica de madeira para enaltecer a fruta. Um tinto gostoso, produzido numa das melhores regiões do Alentejo. Avaliação: 88/100 pts.

(Visited 321 times, 321 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *