Bullas é uma denominación de origen (DO) cuja zona de produção se encontra situada no Noroeste da Província de Murcia (Espanha). Integram Bullas os seguintes municípios: Calasparra, Caravaca de la Cruz, Cehegín, Lorca, Moratalla, Mula, Pliego, Ricote, Cieza e Totana, tendo como centro da denominação, a localidade de Bullas. Obteve a qualificaçãao de D. O. – Denominación de Origen no ano de 1994. A altitude média dos vinhedos é de 400 a 900 metros sobre o nível do mar, o clima é mediterrâneo e as precipitações têm uma média anual de 450 mm. Variedades autorizadas:

  • Cabernet Sauvignon
  • Merlot
  • Syrah
  • Tempranillo
  • Garnacha
  • Monastrell
  • Macabeo
  • Airén
  • O delicioso Lorca Monastrell faz menção ao Conselho Regulador da DO Bullas, na qual a variedade Monastrell é a mais adequada para o clima mediterrânico/continental e o solo profundo da zona, de composição arenosa, com presença de calcário. A Monastrell é uma variedade que pontifica na região do Levante.

     

Degustação –

Lorca Monastrell Denominación de Origen Bullas 2009 – Álcool: 14% – Região: Levante/Murcia/Bullas – preço: R$ 109,60 por R$ 43,84 – importador: DecanterAmadurecido doze meses em barricas de carvalho francês e húngaro (2a. passagem) e afinado por mais quatro meses na garrafa antes de sua comercialização. Análise organoléptica: vermelho-rubi com reflexo violáceo e discreto halo granada em formação. Frutado nos aromas com notas de cerejas e framboesas. O perfil aromático demonstrou alguma complexidade porque foi se modificando ao longo do tempo na taça ao exibir notas defumadas, especiadas sobre um fundo ligeiramente herbáceo. Encorpado, moderadamente tânico, com discretíssima sobra de álcool. Ótimo entrosamento entre fruta e madeira. Final longo, marcado pela fruta madura. Um tinto que tem “pegada”, que tem na tipicidade e na personalidade da variedade seus principais apelos. Degustado pela primeira vez em 26.03.2014, demonstrou consistência porque evoluiu positivamente na garrafa. Está no auge da evolução e assim ficará por mais um ou dois anos. Avaliação: 89/100 pts.

(Visited 458 times, 467 visits today)

4 thoughts on “Bodegas del Rosario D. O. Bullas Lorca Monastrell 2009”

  1. boa noite. por favor, onde vc obteve as informações sobre esse vinho?
    tempo em barrica, por exemplo? nem no site da vinícola eu encontrei.
    muito obrigado e um ótimo 2019!
    Nícholas

      1. ok. explicado.
        se a informação não vier da vinícola, esqueça…
        já encontrei inúmeras informações divergentes sobre um mesmo rótulo.
        em relação a esse rótulo em questão, suspeito que o tempo em barrica seja menor que o anunciado. a conferir…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *