Ontem fomos conhecer o famoso “Empório do Bacalhau” de São Bernardo do Campo. Localizado na zona central, na Rua Padre Lustosa 374, telefones 11 4123 5651 e 4332 7937, o local é um misto de loja de vinhos com restaurante, o que é uma boa notícia para os apreciadores de vinhos, eis que a refeição poderá ser acompanhada de vinho por preço muito próximo ao do catálogo das importadoras. A especialidade da casa é o Bacalhau. Experimentamos o bacalhau grelhado com batata sauté.  O famoso peixe se  mostrou apetecível, preparado corretamente revelando o seu sabor característico. O vinho escolhido foi o Casa Mayor Pinot Noir Reserva 2008, um tinto de perfil leve, com bons aromas e principalmente com pouca madeira, eis que seus taninos são redondos e sua acidez razoável, o que permite alguma expressão da fruta. Casou bem com o bacalhau, até porque é possível harmonizar-se o vinho tinto com peixe. Veja o que diz Eduardo Viotti,  “Bacalhau, também salgado, briga igualmente com vinhos tânicos, embora seja tomado com vinhos vermelhos em Portugal, geralmente vinhos verdes tintos, que apesar da intensa acidez e cor tem poucos taninos”.  A situação aqui narrada se encaixa “mutatis mutandis” com a explicação dada pelo famoso editor. O Casa Mayor Pinot Noir tem poucos taninos que impedem a metalização do sabor do peixe. Além disso, seu custo na casa do R$ 35  fazem-no opção bastante razoável para quem desejar conhecer o tipo de vinho produzido com essa uva na América do Sul, notadamente o Chile.
Casa Mayor Pinot Noir Reserva 2008: preço máximo R$ 35. Um típico Pinot Noir “a la chilena” que vai bem à mesa. Produzido com uvas do Vale de Colchágua, pode ser encontrado no próprio Empório do Bacalhau ou na Orion Vinhos, que só vende caixa fechada. Telefone: 011 3331-3808
(Visited 483 times, 483 visits today)

4 thoughts on “Casa Mayor Reserva 2008: um surpreendente Pinot Noir de baixo custo!”

  1. Caro Jeriel,
    O Carmenére 2008 e o Syrah 2007, ambos na linha reserva, são vinhos que passam também muito bem nesta faixa de preço. Pouca gente conhece os vinhos da Casa Mayor (Reserva). Acho que o preço baixo até atrapalha a credibilidade dos vinhos. Boa matéria. Abraços, Rodrigo

    1. Rodrigo,

      Nunca bebi, mas o Syrah deve ser o melhor dos tintos porque essa vinícola é de Colchágua, apontado como melhor terroir chileno para a cepa.
      Quando vier para cá me avise por e-mail. Quem sabe consigo reunir alguns blogueiros no Ráscal para dividirmos um bom vinho!

      abraço

      Jeriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *