MÂCONNAIS

Esta região se estende por 50 km de comprimento e 15 km de largura, sendo limitada ao norte pela Côte Chalonnaise e ao sul por Beaujolais. Sua grande estrela é Pouilly-Fuissé, um Chardonnay dos mais complexos e elegantes de toda a Borgonha.

Os melhores vinhedos se estendem por encostas ao longo do Vale do rio Saône.

As AOCs locais, Mâcon e Mâcon supérieur produzem brancos, rosés e tintos. Estes últimos, todavia, à base majoritária de Gamay e pequenas quantidades de Pinot Noir. A AOC Mâcon-village só produz brancos à base de Chardonnay.

As videiras de Mâcon são assim distribuidas: 67% de Chardonnay, 25% de Gamay e somente 8% de Pinot Noir (texto de A. L.). Já sobre o produtor, informa a La Pastina que “O Domaine Guffens-Heynen compreende cerca de um hectare em Pouilly-Fuissé e 2,5 hectares em Chavigne, propriedades onde estão plantadas vinhas de quatro a 80 anos em diferentes terroirs. No plano vitícola, o Domine decidiu a partir de 1983 utilizar apenas adubos naturais, nenhum herbicida, nem inseticida, assim como não adota nenhum termo como biológico ou ecológico pois julga que o respeito à natureza é naturalmente a melhor garantia da qualidade das uvas e do futuro de nossos filhos”.

2016-01-15 16.01.29

Degustação –

Verget Mâcon-Pierreclos “Le Chavigne” Récolte 2004 – Álcool: 13% – importador: World Wine – Preço: R$ 670,10 (safra 2007) – preço cheio – verificar tabela “Bota Fora World Wine” através do telefone: (11) 3168-1255 – Amarelo-palha límpido e brilhante. Aberto nos aromas intensos com notas florais que lhe conferem um verdeiro bouquet de aromas perfumados. Em seguida um toque muito delicado de fruta tropical madura (melão, manga e ligeiro cítrico) sobre um fundo defumado. Na boca, revelou-se um branco aveludado, de acidez delicadíssima, álcool integrado, nítido acento mineral, boa concentração de sabor alternando notas cítricas e minerais que lhe conferem equilíbrio, sobriedade e sofisticação. Complexo, profundo, longo, persistente, deixou no retrogosto uma nota de propólis e de fruta branca. Um vinho para ocasiões especiais. Avaliação: 92/100 pts.

Melissa Chimento servindo este delicioso Mâcon

 

(Visited 542 times, 542 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *