Dow's Vintage 2011 -  eleito em 14.11.2014 "Vinho do Ano" da revista Norte-americana Wine Spectator
Dow’s Vintage 2011 – eleito em 14.11.2014 “Vinho do Ano” da revista Norte-americana Wine Spectator

Nenhuma outra casa de vinho do Porto mereceu, em safras recentes e consecutivas, pontuações tão elevadas para o seu Porto Vintage quanto a Dow’s. O 2011 obteve nada menos que 99 pontos da exigente publicação norte-americana Wine Spectator – foi a melhor colocação, isolada no topo, entre todos os Porto Vintage da mesma safra. “Potente, refinado e sedutor”, descreveu o rigoroso editor Kim Marcus. Neal Martin, que avaliou o vinho para a The Wine Advocate de Robert Parker, também não economizou elogios: “é um dos melhores Porto Vintage de 2011, você será tolo se não comprar este exemplar que é a expressão sublime desta safra”. Já o Vintage anterior, o 2007 (os Porto Vintage são declarados apenas em anos excepcionais), obteve nada menos que 100 pontos da Wine Spectator  – nenhum outro Vintage 2007 recebeu  a máxima pontuação da revista, apenas o Dow’s, que também entrou para a cobiçada lista dos 100 melhores vinhos do ano de 2010. Detalhe: desde a safra 1994 a revista não concedia a nota máxima a um vinho do Porto.

Não é por acaso que a Dow’s repete sucessivamente performances tão espetaculares. Seus vinhedos estão instalados em uma zona classificada como o coração das melhores regiões de todo o Vale do Douro. Desde o final do século XIX, a Dow’s possui a Quinta do Bomfim e a Quinta da Senhora da Ribeira, controlando diretamente a produção nessas duas propriedades privilegiadas pela excelente exposição solar . Hoje é comum as casas de vinho do Porto contarem com vinhedos próprios, mas há um século isso era uma raridade. Tamanho capricho fez da Dow’s, desde há séculos, um dos produtores mais notáveis de vinho do Porto de categorias especiais.

Fundada em 1798 pelas famílias Silva e Dow, a Dow’s é conhecida por elaborar vinhos poderosos e austeros quando jovens, mas que adquirem enorme elegância à medida que envelhecem. Com final de boca mais seco que a maior parte dos Portos, os  exemplares da Dow’s são particularmente distintos e classudos. Seus Vintage são admirados também pela impressionante longevidade. Em 1998, ao degustar a safra 1896 – ou seja, com mais de um século! – o crítico James Suckling, um dos grandes conhecedores de Porto Vintage, avaliou-a com 98 pontos e comentou:“O velho Porto possuía ainda uma espantosa cor rubi com um contorno granada, agradável nariz, com aromas de uvas secas, pimenta preta e bagas. Era um vinho encorpado, rico em frutos entrelaçados com camadas de taninos aveludados. Magnífico.” No século XX, a família Symington assumiu o controle da Dow’s, assinando alguns dos Vintage mais impressionantes dos últimos tempos.

Crédito da imagem - Wine Searcher
Crédito da imagem – Wine Searcher

Dow’s também elabora deliciosos Port Tawny com indicação de idade – que evidenciam a habilidade do enólogo em realizar o corte final. É a casa com um dos maiores estoques de cascos de carvalho de todo o setor do vinho do Porto, o que se reflete na qualidade de seus vinhos. Os Porto Tawny da Dow’s são também mais secos que a maioria dos vinhos da categoria, embora revelem, ao mesmo tempo, riqueza e elegância.  Já o LBV e o Trademark são considerados de ótima relação qualidade-preço. O Dow`s Nirvana é um Porto especialmente elaborado para combinar com chocolate – foi criado pelo enólogo da Dow’s em parceria com especialistas em harmonização da Bélgica, e o Fine Ruby e Fine White também são excelentes escolhas nas suas respectivas categorias.

 

05

Dow’s Vintage

O Dow’s Vintage é elaborado apenas em anos excepcionais, o que acontece, em média, três vezes a cada década. Resulta da seleção rigorosa de vinhos produzidos principalmente nas propriedades Quinta do Bomfim e a Quinta da Senhora da Ribeira. Mostra um nariz extravagante, cheio de frutas negras e vermelhas, como amora, ameixa e cassis, além de aromas florais e de especiarias. Na boca revela ótima estrutura e equilíbrio. A marca registrada do Dow’s Vintage é sua austeridade e tensão, por ter um final de boca mais seco que os outros exemplares da categoria, além de demonstrar uma longevidade impressionante.

Castas: Touriga Franca e Touriga Nacional, na maior parte do corte, e mistura de castas de vinhas velhas.

Vinhedos: localizados, principalmente, na Quinta do Bomfim (Cima Corgo), orientada a sul, com solo xistoso e altitude entre 120 e 340 metros, e Quinta Senhora da Ribeira (Douro Superior), na margem norte, com 45% de vinhas velhas.

Vinificação: colheita manual, seleção cuidada de uvas, fermentação alcoólica em lagar mais prolongada do que o normal, proporcionando um Vinho do Porto mais seco. Adiciona-se aguardente vínica para interromper a fermentação. O corte final é feito a partir de uma seleção rigorosa de vinhos originários de parcelas de vinhedos da Quinta do Bomfim e Quinta da Senhora da Ribeira, principalmente.

Maturação: cerca de 18 meses em tonéis de carvalho. Engarrafado sem colagem ou filtração.

Potencial de guarda: muitas décadas – até séculos.

Harmonização: pode acompanhar pinhões, nozes, queijos, sobremesas à base de chocolate, mas degustado sozinho também proporciona momentos únicos.

Fontes: imp. Épice e Dow’s Port  – O Dow’s Vintage 2011 pode ser encontrado na Épice importadora Épice por R$ 836,00

(Visited 349 times, 349 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *