Governo do Chile editou Decreto-Lei que oficializa o dia 4 de setembro como Dia Nacional do Vinho do  Chile –

 

Como forma de homenagear o vinho chileno e de reconhecer sua enorme importância para o país, dezessete instituições ligadas ao setor vitivinícola chileno, além da Fundação Imagem-País, trabalharam pela  instauração oficial do Dia Nacional do Vinho Chileno.

Chile

O dia escolhido para celebrar a bebida chilena mais emblemática é 4 de setembro, data que também busca destacar os mais de 500 anos de história do vinho no Chile. Porque foi precisamente num 4 de setembro, mas de 1545, que Don Pedro de Valdivia escreveu ao Rei Carlos V da Espanha uma carta solicitando-lhe “vides e vinhos para evangelizar o Chile”, abrindo com ele as portas do que no futuro seria uma das mais importantes atividades econômicas e comerciais do país.

O Governo Federal do Chile, consciente do significado do vinho como gerador de empregos na agricultura do país e de sua condição de produto emblemático, portador do nome do país às mesas de mais de 1,8 milhões de consumidores ao redor do mundo, se comprometeu a oficializar esta celebração mediante Decreto-Lei. Dito decreto foi assinado em 4 de setembro de 2015, na Viña Cousiño Macul, às 11:00 horas e contou com a presença de autoridades do governo chileno. Também estiveram presentes os representantes de cada uma das instituições que, desde diferentes âmbitos do setor vitivinícola do Chile, têm impulsionado esta iniciativa.

Novas DOs Chile

De sua parte, o setor vitivinícola se prepara para celebrar o primeiro Dia do Vinho Chileno. E porque “nós gostamos de vinho”, durante todo o fim de semana de 4 a 6 de setembro se realizarão em todo país mais de sessenta atividades, incluindo aquelas promotoras da cultura do vinho, do consumo responsável e da difusão de conhecimentos básicos sobre essa bebida. Mais de quarenta e cinco vinícolas abrirão suas portas ao público nos diferentes vales vitivinícolas ao longo do país oferecendo tours e degustações gratuitas. E aqueles restaurantes que reconhecem o vinho como seu parceiro natural, também se somarão a essa iniciativa, oferecendo taças de cortesia ou descontos significativos.

As instituições abaixo que subscrevem este documento convidam todos a unirem-se a esta celebração que engrandece o Vinho Chileno:

Associação Gremial Agrícola Central –

Associação Nacional de Sommeliers do Chile A.G. –

Associação de Vinhos do Chile A.G. –

Associação de Viticultores e Vinhas de Casablanca –

Associação Gremial de Vinhos de Curicó e Maule –

Associação Nacional de Engenheiros Agrônomos Enólogos –

Círculo de Cronistas Gastronômicos e do Vinho do Chile A.G. –

Cofraria do Mérito Vitivinícola do Chile –

Corporação Chilena do Vinho –

Enoturismo Chile –

Fundação Imagem do Chile –

Les Toques Blanches –

Movimento de Vinhateiros Independentes MOVI A.G. –

Rota do Vinho Vale de Curicó –

Sociedade Nacional de Agricultura –

VIGNO Vinhadores de Carignan A.G. –

Rota do Vinho do Vale do Maule –

Vinícolas de Colchágua A.G. –

0409VC

 

 

Texto vertido para o Português (Brasil) por Jeriel da Costa. Proibida sua reprodução sem menção da fonte.

(Visited 645 times, 645 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *