A gama de vinhos Gran Sello nasceu em 2010 com o objetivo de traduzir 20 anos de paixão por vinhos elaborados com uvas nativas espanholas. Esta família de prestígio é uma homenagem às castas autóctones espanholas: Tempranillo, Garnacha, Verdejo e Macabeo, que são utilizadas na elaboração de vinhos elegantes e impecáveis no estilo. As videiras são trabalhadas para obtenção de uvas de elevada qualidade na elaboração de vinhos que revelam um lado da Espanha moderno e único. Todos os vinhos são feitos a partir de varietais cultivadas em vinhedos plantados no centro de Espanha, a 700 metros sobre o nível do mar, resultando em brancos e tintos de grande concentração de fruta, numa pura demonstração de caráter, frescor e elegância. A família de vinhos Gran Sello tem sua própria assinatura: aos menos 70% dos blends são feitos com uvas autóctones espanholas.

Mapa vinícola da Espanha
Mapa vinícola da Espanha

Como supramencionado, os vinhedos utilizados para os vinhos Gran Sello estão localizados na região central da Espanha, onde o clima é continental extremo, com temperaturas que oscilam entre os 40/45°C no verão e -10/12°C no inverno. A pluviosidade é baixíssima, com média anual de 375 mm. O terreno é plano e os vinhedos situam-se a 700m de altitude. Solos argilo-calcários.  Na elaboração são utilizadas vinhas com 20 anos de idade média. Após a chegada das uvas na cantina, elas são classificadas, desengaçadas e maceradas a 15°C por 24 horas. A fermentação ocorre em cubas de inox a 25°C por 10 dias. Amadurecimento em barricas de carvalho. Permanência mínima de 6 meses em garrafa antes da comercialização.

O Gran Sello é um tinto de excelente tipicidade, eis que na sua composição duas das principais variedades espanholas estão presentes:  Tempranillo e Garnacha. O resultado é um tinto macio e aveludado, marcado pela fruta, com a madeira judiciosamente utilizada!
O Gran Sello é um tinto de excelente tipicidade, eis que na sua composição duas das principais variedades espanholas estão presentes: Tempranillo e Garnacha. O resultado é um tinto macio e aveludado, marcado pela fruta e pela madeira judiciosamente utilizada!

Degustação

Gran Sello Tempranillo-Garnacha 2010 – Vino de la Tierra de Castilla – Variedades: Tempranillo (70%) e Garnacha (30%) – importador: Calix/Decanter – Preço: de R$ 70,20 por R$ 59,67 – Amadurecimento: 3 meses em barricas de carvalho americano (80%) e francês (20%) de 2ª e 3ª passagens – Coloração vermelho-rubi de média profundidade. A fruta em profusão (cereja, ameixa e figo) direciona o nariz deste tinto, que ainda oferece especiarias sobre um gostoso fundo balsâmico. No paladar taninos equilibrados, boa acidez proporcionada pela presença da Garnacha, álcool integrado e uma concentração de fruta que vinca sua personalidade e tipicidade. Fresco, macio, redondo termina com ótima persistência. Avaliação: Muito Bom

Banner_Calix_novo

(Visited 340 times, 340 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *