Na Viu Manent novamente uma deferência aos brasileiros: bandeira brasileira hasteada

A temporada de 2016 começou com um inverno relativamente normal em termos de temperatura e precipitações. As chuvas se concentraram no mês de julho, após o qual tivemos meses de agosto e setembro secos e de temperaturas elevadas. Devido a isso observou-se uma brotação entre 10 e 15 dias mais cedo. Durante a primavera e início do verão as temperaturas continuaram altas, o que resultou em condições ideais para uma excelente floração e frutificação em todos os nossas vinhedos no Vale de Colchágua – Chile.

José Miguel Viu e Patrício Celedon
José Miguel Viu e Patrício Celedon

O Verão foi caracterizado por várias ondas de calor que elevou a temperatura máxima a cerca de 40 ° C, o que gerou uma “bloqueio” nas plantas, as quais se fecharam e “deixaram de trabalhar”, evitando a perda de acidez que todos esperávamos devido às altas temperaturas. Este ano tivemos dois momentos importantes na colheita. O primeiro, a fase da fruta fresca, no final de fevereiro, principalmente para as variedades que amadurecem mais cedo, e a segunda, uma fase de fruta mais madura no início de abril, na qual se colheram variedades de madurez mais tardia.

Em relação aos rendimentos, este ano teve uma baixa de cerca de 13% por quilo. Isto é explicado principalmente por dois fatores. O primeiro, uma má indução floral ocorrida na temporada ruim do ano passado, devido à primavera úmida e fria, o que causou uma redução no número de bagas por cacho. Em segundo lugar, uma diminuição no peso do cacho e bagas, principalmente porque alguma desidratação não perceptível a olho nú. O lado positivo deste último, é que as bagas foram menores e concentradas, graças ao qual obtivemos vinhos com boa estrutura e de taninos macios, redondos, aveludados e também vivos e frescos, principalmente nas variedades de uvas colhidas mais cedo.  

Patricio Celedón

Enólogo-Chefe de Viu Manent

Vinhos da linha premium Viu Manent
Vinhos da linha premium Viu Manent
(Visited 308 times, 308 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *