Fundada em 1999, a La Croix de Saint Jean é uma pequena vinícola familiar, de 12 hectares, situada na apelação Minervois, Languedoc, Sul da França. Em seus vinhedos encontramos as variedades Syrah, Grenache e Mourvèdre, com vinham que variam de 10 a 70 anos. A altitude e os solos deste terroir proporcionam vinhos refrescantes, densos e complexos. De fato, essa vinícola casa apresenta vinhos surpreendentes e criativos, que destacam-se em meio à qualidade dos vinhos elaborados na região.

Languedoc-Rousillon

A região e seu Terroir

Languedoc-Roussillon é uma vasta e ensolarada área meridional da França, um enorme anfiteatro voltado para o mar e cercado de montanhas por todos os lados (Montagne Noire, Maciço de Corbières, Pirineus). Dispõe de uma diversidade de solos e micro-climas (em função do relevo) e notadamente sua “marca registrada” (dos melhores locais de plantio) seriam os xistos (tal como no Douro). A paisagem se completa com a influência do Mediterrâneo, sua vegetação típica com toda a sua expressão aromática, que recai sobre os vinhos.

2015-06-17 20.47.51

Castas

Uma grande região, com estilos variáveis. Como resumi-los? Basicamente estes tintos se dividem em cortes clássicos desta porção francesa, como o “GSM” (Grenache, Syrah e Mourvèdre) aliados à Carignan, todas estas são as vedetes da região. Já provei um Pinot Noir surpreendente também! Meus maiores destaques, que recomendo, são os vinhos de sub-regiões que valem a pena buscar com atenção nos rótulos: La Clape, Pic-St-Loup, que fazerm parte da AOP Coteaux du Languedoc e pleiteiam apelação própria (com ligeira dominância da Syrah),Minervois (Grenache, Syrah e Carignan), Fitou e Faugères (ligeira dominância de Carignan). A modernidade na vinificação é uma realidade incontestável. O Roussillon é famoso por seus “Vin Doux Naturel” (André Logaldi).

2015-06-17 20.48.02

La Croix de St. Jean AOP Minervois “Lo Paire” 2006 – Álcool: 14,5% – Região: Minervois/Sul da França – Variedades: Syrah, Grenache e Mourvèdre – importador: Hannover – preço: R$ 149,90 (www.winemeup.com.br) –  O Languedoc-Roussilon também produz excelentes tintos. É o caso deste elegante e refinado La Croix de St. Jean “Lo Paire” protagonizado pela Syrah, Grenache e Mourvèdre, 14,5% álcool. Um belo vinho, cuja cor não entrega sua idade. No olfato, desde logo chamou atenção pelas notas de frutas vermelhas e negras, tons balsâmicos, mentol e muita especiaria. Taninos polidos num vinho de muito nervo que deixa na lona muito Chateauneuf-du-Pape! Longo, refinado e com notas tostadas que completam o conjunto deste tinto delicioso, de ótima relação preço-qualidade. Safra 2006, com muita vida na garrafa pela frente. Um vinho incrivelmente fresco, de nítido perfil mediterrânico. Avaliação: 91/100 pts.+

(Visited 499 times, 499 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *