2017-07-05 19.20.29 (Copy)

No último dia 5 de julho de 2017, no Restaurante ítalo-paulistano “Vinheria Percussi”, teve lugar jantar harmonizado do lançamento da Embaixada simbólica Enogastronômica Italiana da Ligúria. Durante o evento houve a instalação da placa da embaixada no restaurante e em seguida jantar para apresentação dos vinhos da região da Ligúria por seus produtores Sr. Riccardo Arrigoni e seu filho Andrea Arrigoni. Suely Milagre Cavalcante da L’Aretuseo Importadora, Luciano Arrigoni e Lamberto Percussi também estiveram presentes, além de jornalistas e formadores de opinião. Destaco que os vinhos foram harmonizados com pratos da região preparados na cozinha da vinheria especialmente para essa finalidade.

2017-07-05 22.40.29 (Copy)

Algumas linhas sobre a Ligúria, texto extraído do “O Grande Livro dos Vinhos”, editora Publifolha, 1ª edição, página 503 – Noroeste da Itália: “A Ligúria é famosa pelo litoral impressionante que atrai multidões de turistas para as cidades de Riviera e Cinque Terre. Mas poucos visitantes se aventuram pelo interior além da autoestrada A 12, que liga Gênova a Nice. Aqueles que o fazem, no entanto, encontram uma região inexplorada de colinas cobertas de tomilho, vinhedos e fazendas que, discretamente, abrigam uma impressionante cena gastronômica. Na verdade, viajar por ali é a melhor maneira de degustar vinhos regionais, como Pigato e Rossese, já que muitas vinícolas são pequenas demais para atrair a atenção do mercado de exportação. Vá até Ranzo, uma cidadezinha na Província de Imperia, excelente base para explorar a área. O restaurante e enoteca Il Gallo della Checca serve excelente cozinha regional e dispõe de uma coleção de safras das vinícolas locais, como Bruna e Laura Aschero”. A seguir nossas impressões dos vinhos degustados:

2017-07-05 19.29.34 (Copy)

Rosadimaggio Riviere Liguere di Ponente DOC Pigato 2016 – Álcool: 13% – amarelo dourado com leve turbidez. Nos aromas um toque de maresia a lembrar um bom Jerez. É um branco não filtrado. Trata-se de um “vin pétillant”. No paladar, é estruturado ostentando uma riqueza de sabores sem igual: notas de fermento, muita maciez, alguma doçura que tem contraponto na salinidade que caracteriza os vinhos dessa região e um final muito agradável. Avaliação: 89/100 pts.

Vinhos da Ligúria –

2017-07-05 20.08.29 (Copy)

Rosadimaggio Vino Bianco Sur Lie – Álcool: 13% – Palha claro. Nariz cítrico e ligeiramente salino. Na boca mostrou complexidade, maciez, algum frescor e boa concentração. Termina sem amargor, com uma destacada nota mineral. Avaliação: 88/100 pts.

2017-07-05 20.39.08 (Copy)

Rosadimaggio “Vigna del Prefetto”Colli di Luni Vermentino DOC 2015 – Álcool: 13% – Palha claro. Aromas cítricos e minerais. Vinho exótico, rico, fresco, untuoso e profundo no paladar. Termina com forte acento mineral, quase salino. Avaliação: 90/100 pts.

2017-07-05 21.21.28 (Copy)

Rosadimaggio Ciliegiolo IGP Liguria di Levante 2012 – Álcool: 12% – tinto de coloração evoluída e paleta de aromas nitidamente terciários sobre um fundo mentolado. No paladar mostrou maciez e grande acidez. Um tinto de grande fluência no paladar e vocação gastronômica. A próxima safra que  estará disponível pela L’Aretuseo Importadora será 2013. Avaliação: 88/100 pts.

2017-07-05 22.22.08 (Copy)

Rosadimaggio Tramonti Cinqueterre DOC Sciacchetra 2006 – Alcool: 14% – Região: La Spezia, Norte da Itália – cor topázio brilhante. Nariz complexo com notas de amêndoas, mel sobre um fundo que conjuga doçura com mineralidade. A boca subscreveu integralmente os aromas e a excelente acidez deu vida e movimento a este excelente branco de sobremesa. Termina com grande persistência. Custa proximadamente  € 40 na origem e tem produção pequena. Avaliação: 92/100 pts.

2017-07-05 22.22.30 (Copy)

 

 

 

VINHERIA PERCUSSI –  CUCINA DELLA LIGURIA – MENU

 

Per Cominciare 

Focaccia con il formaggio

Fina focaccia servida com queijo stracchino

Pigato della Riviera Ligure di Ponente DOC 2016 ” Rosadimaggio “

 

Antipasto

 

Piccolo fritto misto di mare

Lulas e camarões empanados e fritos

Vermentino ‘Sur Lie’ Sulla Nobiltà DOC 2015 ” Rosadimaggio “

 

Primi piatti

 

Troffie al pesto

Massa fresca servidas com molho pesto e cubinhos de batatas e vagem

 

e

 

Pansotti in salsa di noci

Massa fresca artesanal recheada com ricota e espinafre,

servida com molho de nozes

Vermentino ‘Vigna del Prefetto’ DOC 2015 ” Rosadimaggio “

 

Secondo piatto

Baccalà in salsa verde

Bacalhau preparado à baixa temperatura servido com molho de ervas

Ciliegiolo IGP 2012 ” Rosadimaggio “

 

Dolce/Sobremesa

Latte dolce

Leite frito com açúcar e canela

 

(o)

 

Pacciughino

Sorvete com amarene (cerejas negras italianas),

suspiros, frutas vermelhas em calda e chantilly

(Visited 376 times, 379 visits today)

One thought on “Lançamento da Embaixada Simbólica da Ligúria na Vinheria Percussi”

  1. Uma noite para lembrar! Uma oportunidade para receber amigos queridos, que fizeram e fazem parte da nossa história!! E a Liguria, nossa terra de adoção, muito bem representada e homenageada!!! Obrigado pela presença e um grande abraço, Lamberto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *