A D.O. Toro está situada a sudeste da província de Zamora e seus vinhedos limitam a noroeste com a D.O. Rueda. Estão entre o sul de Zamora, onde se situa a grande maioria das videiras, e a província de Valladolid, na qual penetra poucos quilômetros. A importância destes vinhedos foi tão grande que deram  nome à comarca e a pequena e histórica cidade de Toro, situada sobre o rio Duero, a norte da área de cultivo.

Os vinhedos se localizam a uma altitude de entre 650 e 825 metros do nível do mar, principalmente num terreno suavemente ondulado com leves aclives ao sul do rio Duero. No norte do rio estão os vinhedos de Morales del Toro e Pedrosa del Rey, que foram incluídos depois da criação da D.O.

Liberalia é uma Bodega Familiar situada no âmbito da histórica e prestigiada Denominación de Origen Toro, província de Zamora (Espanha). Iniciou suas atividades no ano 2.000, elaborando vinhos singulares e de alta qualidade. Muito antes, em torno do ano de 1996, Juan Antonio Fernández, seu proprietário, fiel a sua profissão de Engenheiro Agrônomo, foi adquirindo e organizando os vinhedos, cuja idade oscila entre 30 e 100 anos. Os vinhedos se encontram em “pagos”, onde tradicionalmente tem havido o cultivo de videiras. A variedade é a Tinta de Toro, adaptação neste “terroir” da variedade Tempranillo ou Tinto Fino (Tinta Fina).

A família também é proprietária  de vinhedos de uva branca  ancestrais de variedades autóctones: Moscatel de Grano Menudo, Malvasia e Albillo. As Bodegas Liberalia ressaltam nesta breve história familiar, a grande notícia dada no ano de 2005, com as impressionantes qualificações que o famoso e prestigiado crítico Norte-americano Robert Parker atribuiu aos cinco vinhos tintos de Liberalia, estando compreendidas as pontuações desde 87/100 pts. dados ao Liberalia Crianza, Liberalia Cuatro, até 96/100 pts. ao  Reserva, Liberalia Cincopassando pelas cifras de 89, 90, 91 aos três tipos de vinho, Joven Fermentado en Barrica, Roble e Crianza Selección, respectivamente.
Os vinhos destinados a processos de amadurecimento e envelhecimento estagiam em barricas bordalesas de carvalho francês e americano que estão colocadas a 10 metros de profundidade. Já na bodega e dadas suas características se consegue uma temperatura constante baixa durante todo o ano e uma umidade relativa compreendida entre  65 a 85%.
O tempo que os vinhos Liberalia permanecem na fase de amadurecimento, composições musicais de Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel tocam de forma contínua, com o fim de lhes transmitir harmonia, sôssego e estado de ânimo, tão fundamentais neste delicado processo de amadurecimento.
Todos os vinhos  Liberalia antes de ser engarrafados, não são filtrados. A clarificação se dá com clara de ovo natural, ficando o vinho submetido há um doce e lento estado de eliminação  e de separação de partículas sólidas para conseguir uma esplêndida limpidez e um brilho vivo e natural.
Degustação –
Liberalia Cuatro Crianza 2006 – álcool: 15%  – importador: Hannover – tel. 011 2638 0881 – preço: R$ 120 –  o que faz especiais os vinhos de Toro, e que lhes deu fama desde tempos medievais, é a combinação de força, boa fruta, frescura, acidez e o talento dos viticultores da região em conseguir um ótimo grau de amadurecimento. Os resultados de seus vinhos em diferentes degustações realizadas pelo mundo demonstram que os investimentos realizados começam a dar resultados. Análise organoléptica:  elaborado com uvas da variedade Tinta de Toro de vinhedos de 60-70 anos, amadurecido durante doze meses em barricas francesas e americanas e afinado por mais 12 meses na garrafa, aqui já se pode sentir a força dos vinhos de Toro – cor intensa, profunda, quase retinta, muito mentol nos aromas que dão espaço para notas de especiarias doces e fruta em compota com boa sustentação. Na boca taninos potentes de boa textura, concentrado, especiado, notas lácteas, frutas negras, muito bom frescor proporcionado por sua acidez  e alguma profundidade gustativa num longo e empolgante final marcado por notas de madeira que lhe dão vivacidade e complexidade. Avaliação: 89-90/100 pts.+
(Visited 426 times, 426 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *