MÂCONNAIS

Esta região se estende por 50 km de comprimento e 15 km de largura, sendo limitada ao norte pela Côte Chalonnaise e ao sul por Beaujolais. Sua grande estrela é Pouilly-Fuissé,um Chardonnay dos mais complexos e elegantes de toda a Borgonha.

Os melhores vinhedos se estendem por encostas ao longo do Vale do rio Saône.

As AOCs locais, Mâcon e Mâcon supérieur produzem brancos, rosés e tintos. Estes últimos, todavia, à base majoritária de Gamay e pequenas quantidades de Pinot Noir. A AOC Mâcon-village só produz brancos à base de Chardonnay.

As videiras de Mâcon são assim distribuidas: 67% de Chardonnay, 25% de Gamay e somente 8% de Pinot Noir (texto de A. L.).

2016-03-24 22.32.10

Degustação –

Mâcon-Verzé Domaines Leflaive AOC Mâcon-Villages 2013 – Álcool:12,5% – Variedade: Chardonnay – Região: Borgonha – Preço: R$ 300 – Amarelo-palha límpido e brilhante. Aberto nos aromas intensos nos quais notas florais lhe conferem um verdeiro bouquet perfumado. Em seguida um toque muito delicado de fruta tropical madura (melão, manga e ligeiro cítrico) sobre um fundo defumado. Na boca, revelou-se um branco aveludado, de acidez delicadíssima, álcool integrado, nítido acento mineral, boa concentração de sabor alternando notas cítricas e minerais que lhe conferem equilíbrio, sobriedade e sofisticação. Complexo, profundo, longo, persistente, deixou no retrogosto uma nota de própolis e de fruta branca. Um vinho para ocasiões especiais. Avaliação: 92-93/100 pts.

(Visited 288 times, 288 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *