O Alentejo é uma vasta zona rural de planícies extensas salpicadas de sobreiros e de oliveiras, a planura perturbada pelo ocasional “monte” no cimo do qual se encontra uma grande propriedade ou uma pequena aldeia. A região é quente, muito quente, no Verão implicando a irrigação das inúmeras e vastas vinhas. O Alentejo está na linha de frente da revolução do nível dos vinhos em Portugal, adotando métodos modernos de produção com excelentes resultados e conseguindo a consagração por parte da crítica internacional. Uma região famosa graças a vinhos tintos geralmente encorpados, frutados e adequados para envelhecimento. As suas regiões DOC são Portalegre, Borba, Redondo, Vidigueira, Reguengos, Granja/Amareleja, Moura e Évora. Os VRA – Vinhos Regionais Alentejanos são cada vez mais populares. Os vinhos brancos não são uma tradição na região (exceto Vidigueira) mas, com a ajuda de tanques de fermentação com controle de temperatura, estão a surgir brancos de grande qualidade, igual ao escolhido para este post.

 Contrarrótulo –

“Este vinho vem de retomar uma tradição familiar de constituir um Reserva, feita dos melhores lotes da casta Antão Vaz. Apresenta aromas de frutos tropicais, especiarias e baunilha. É aveludado e untuoso, possui uma acidez equilibrada e taninos suaves”.

Ervideira Reserva branco 2007 – degustado pela segunda vez em menos de seis meses, desta vez o vinho se apresentou evoluído, mas graças a sua estrutura poderá ser bebido ao longo de 2012 sem grandes preocupações.

Degustação –

Ervideira Branco Reserva DOC Alentejo 2007 – R$ 77,00 (World Wine, tel. 011 – 3383-7477)  –  preço promocional: R$ 30,80 – este vinho já foi analisado em 17.09.2011  e se mostrou bastante diferente, senão vejamos: Elaborado com uma das melhores castas brancas portuguesas, a Antão Vaz, este vinho  comprova que Portugal também produz brancos de elevada qualidade. Exibiu cor amarelo com reflexo dourado intenso denotando evolução. Aroma de pêssego e damasco maduros, algum cítrico sobre um fundo defumado. Na boca confirmou os aromas e se destacou por seu acento mineral e frutado, com alguma untuosidade e sugestões de maracujá. Não exibiu o mesmo frescor do exemplar anteriormente provado, todavia, poderá ser bebido ao longo de 2012 sem problema. Termina macio e fresco. Avaliação: 87/100 pts.

(Visited 264 times, 264 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *