No dia 12 de maio de 2016, a Domno Importadora, do grupo Famiglia Valduga realizou almoço harmonizado com vinhos italianos Varvaglione. Durante o almoço, foi possível conversar com Marzia Varvaglione, proprietária da vinícola, que conduziu a degustação.

Sobre os vinhos Varvaglione –

Importados com exclusividade pela Domno, os vinhos da vinícola Varvaglione Vigne & Vini receberam importantes condecorações, ampliando o número de premiações ao longo do ano. Desta vez, a vinícola teve seus vinhos condecorados na 22ª edição do Concurso organizado por Luca Maroni, um dos mais famosos especialistas em vinhos italianos. O Papale Linea Oro-Primitivo Di Manduria DOP foi escolhido como o melhor vinho tinto da Itália, com 98 pontos. Em seguida, o 12 e Mezzo Malvasia Del Salento IGP com 92 pontos e o 12 e Mezzo Primitivo del Salento IGP com 90.

2016-05-12 12.41.46

Ainda este ano, os vinhos da linha 12 e Mezzo e o Papale Primitivo di Manduria DOP, ganharam também medalha de prata no AWC Vienna 2015 International Wine Challenge, o concurso mais importante da Áustria. Realizado na Câmara Municipal de Viena, o evento contou com a participação de vinícolas de todo o mundo. O concurso é famoso por seus altos padrões de avaliação e reúne mais de três mil especialistas internacionais provenientes de viticultura, comércio especializado, sommeliers e jornalistas.

2016-05-12 12.55.58

O nome do vinho “Papale”, originário da Puglia, foi inicialmente escolhido como dedicatória à eleição do Papa Bento XIII e ficou ainda mais conhecido em 2013, durante a eleição do novo Papa.  Para servir o vinho para os 115 cardeais, o escritório do Cardeal Secretário de Estado do Vaticano precisou fazer o pedido do Primitivo di Manduria nos Estados Unidos, já que, como é muito vendido no exterior, é mais fácil encontrá-lo em terras Norte-Americanas do que na própria Itália. O pedido dos vinhos foi feito um dia antes da “fumaça branca”, quando ainda ninguém sabia a nacionalidade do sucessor do Bento XVI. A seguir as descrições e avaliações dos vinhos degustados:

2016-05-12 12.51.11

Marfi Chardonnay Di Puglia IGP 2014 – Amarelo dourado límpido, brilhante. Aromas de fruta tropical madura mesclados com leves sugestões de flor de laranjeira. Na boca médio frescor, discreto amargor cítrico, corpo bom e final intenso. Álcool: 12% – Avaliação: 87/100 pts.

2016-05-12 13.24.22

12 e Mezzo Malvasia del Salento 2014 – Álcool: 12,5% – Palha verdeal. Aromas complexos com notas florais, reminiscências de marmelo, damasco sobre leve vegetal. Na boca destacou-se por seu corpo médio, bom frescor, num estilo de vinho terpênico que lembra, em alguns momentos, a variedade Gewürztraminer. Depois de algum tempo na taça notas de frutas tropicais maduras como abacaxi e pêssego. Equilibrado, termina com acento mineral limpo e vibrante. Um branco prazeroso e de grande personalidade. Avaliação: 88-89/100 pts.

2016-05-12 13.24.25

12 e Mezzo Primitivo del Salento 2014 – Álcool: 12,5% – vermelho-rubi límpido e brilhante. Nariz dominado por especiarias, frutas vermelhas e negras com média sustentação. Paladar leve, macio e redondo, com taninos de boa textura conferindo equilíbrio ao conjunto, no qual o álcool, acidez e doçura estão razoavelmente entrosados. Avaliação: 88/100 pts.

Varvaglione Papale Primitivo di Manduria DOC 2013 – Álcool: 14% – vermelho-rubi com reflexo púrpura. Aromas complexos com notas de cerejas, chocolate, licor de cacau sobre uma notinha de café torrado. Na boca o seu ingresso revelou um tinto tânico, intenso, volumoso, revelando bom entrosamento entre fruta e madeira (oito meses de carvalho francês), boa concentração de sabor (uvas de vinhedos entre 35-40 anos) com muita fruta madura, levemente picante, acídulo do tipo que limpa a boca, enfim, o perfil é de um vinho potente, suculento com a doçura que caracteriza a variedade Primitivo. Avaliação: 89/100 pts.

Varvaglione Papale Primitivo di Manduria DOC Linea Oro 2013 – Álcool: 14% –intenso e carregado na cor, notas balsâmicas e de marmelada se destacam nos aromas. Paladar intenso, volumoso, decorrente das uvas de vinhedos de 50, 60 e 80 anos de idade e do amadurecimento em barricas de carvalho francês (oito meses) e americano (três meses) as quais conferem personalidade a este tinto potente, de taninos bem delineados a resultar num perfil concentrado sobretudo harmônico. O tinto de melhor acidez da degustação. Termina persistente deixando uma agradável nota de amêndoas tostadas. Avaliação: 90/100 pts.

(Visited 594 times, 599 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *