2017-05-15 15.58.20

Durante os dias 13 a 16 de maio, este redator esteve no Uruguai para conhecer as vinícolas integrantes do grupo de vinícolas “Micro-terroir-istas”. Conhecer este projeto é valorar o esforço de pequenos produtores e a busca da excelência em vinhos e qualidade de vida: “Nos unen las diferencias”. Situada numa distância de 200 km de Montevidéu, em Carmelo, no Departamento de Colonia, a El Legado Bodega Boutique foi conhecida no dia 15 de maio de 2017.

Carmelo

Com menos de um hectare de vinhedos, produz cinco mil garrafas anuais. Esses vinhedos durante 23 anos pertenceram à Bodega Irurtia (proprietária de grande parte dos vinhedos da região), mas originariamente foram da Família de Bernardo Marzuca (os avós imigraram de Salerno – Itália), que durante 40 anos cultivou a uva Moscatel. Em 2007, recompraram a propriedade e em 2008 foram plantadas mudas de Tannat (local) e Syrah à partir de clones de San Juan, Província Argentina que se destaca no cultivo (exitoso) desta variedade. A branca Viognier também é cultivada e em breve um vinho dessa variedade com assinatura da Sommeliére Antonella de Ambroggi será lançado. O pai de Bernardo morreu e deixou como legado a propriedade, por isso o nome El Legado. A produção é pequena – cerca de 8.000 a 10.000  garrafas por ano.

Carmelo tem um microclima ideal para as videiras, eis que está localizada entre os rios Uruguai e Paraná que formam o importante estuário do Rio da Prata nos qual as águas quentes oriundas do norte convergem para Carmelo.

2017-05-15 13.51.18

El Legado Syrah Reserva 2015 – Álcool: 13,5% – o sucesso deste Syrah decorre não somente da sua vinificação artesanal pelo habilidoso enólogo Daniel Cis Godoy, mas também dos clones originarem-se de San Juan, melhor terroir argentino para essa variedade. Bernardo Marzuca trouxe os clones de lá e são de elevada qualidade, uma vez que o vinho degustado tem tipicidade consoante descrição a seguir: vermelho-rubi intenso, e logo no início, um toque herbáceo se faz muito presente, mas cedeu rapidamente espaço para um verdadeiro caleidoscópio de aromas que mudam constantemente: ameixa, chocolate e especiarias, tudo com elegância e finesse. Na boca, a qualidade dos taninos se destaca, o álcool está integrado, a acidez é correta e o sabor do vinho agrada bastante, num perfil contido cujo estilo remete ao Velho Continente. Não lembra o Rhône, mas tem alguma semelhança com os excelentes Syrah Alentejanos que este redator tanto aprecia. Amadurecido seis meses em barricas francesas novas e seis em barricas de segundo e terceiro usos. O final também impressiona, longo e empolgante porque reluta em abandonar o paladar. Avaliação: 90/100 pts.

2017-05-15 13.51.00

El Legado Tannat Reserva 2015 – Álcool: 13% – vinho amadurecido em barricas de carvalho francês e americano de segundo e terceiro usos, de cor intensa, profunda, quase opaca. Perfil aromático incomum para um Tannat por conta da profusão de frutas vermelhas e negras sobre baunilha e tostado. Na boca, uma verdadeira bomba de cereja ao licor de tão apetecível que é! Taninos aveludados, acidez correta e álcool na medida formam o tripé deste suculento e delicioso Tannat, repleto de camadas de sabor envoltas num frescor acima da média. Segundo Bernardo Marzuca, este Tannat não passa por grandes macerações e as uvas são cultivadas pelo sistema “cordon vertical libre” que garante sanidade priorizando sua qualidade. A madeira está judiciosamente bem colocada, com doze meses de amadurecimento em barricas americanas e francesas. Harmonização perfeita com panceta defumada preparada pelo esposa de Bernardo. Avaliação: 90-91/100 pts.  

2017-05-15 13.51.06

Degustação Vertical El Legado Blend Tannat-Syrah – Vinho “Top” da vinícola

El Legado Blend Tannat-Syrah 2012 – Álcool: 14% – Variedades: Tannat (80%) e Syrah (20%) – vermelho-rubi intenso com leve halo granada. Aromas de perfil nitidamente terciários com notas de frutas secas, couro e toffee sobre notas lácticas. Essa complexidade foi confirmada no paladar, denso e volumoso, de taninos muito macios e delineados, boa acidez, ainda ostentando alguma fruta, eis que a madeira foi utilizada de maneira equilibrada (seis meses de barricas novas, seis meses de segundo uso e doze meses de terceiro uso). Final longo, retrogosto a lembrar uva-passa, com vida na garrafa pela frente. Avaliação: 91/100 pts.+ 

El Legado Blend Tannat-Syrah 2013 – Álcool: 14% – Variedades: Tannat (80%) e Syrah (20%) vermelho-rubi intenso com leve halo granada. Aromas complexos com notas de frutas negras, ligeiro terroso sobre notas tostadas. Essa complexidade foi confirmada no paladar, denso, frutado e volumoso, de taninos muito macios e bem delineados. Uma pontinha de álcool sem desequilibrar o conjunto. Final de média-longa persistência, com possibilidade de evolução na garrafa. Avaliação: 90-91/100 pts.+

2017-05-15 14.09.13

El Legado Blend Tannat-Syrah 2015 – Álcool: 14% – Variedades: Tannat (80%) e Syrah (20%) – vermelho-rubi com reflexo violáceo e halo púrpura. Aromas abertos e convidativos com frutas negras, especiarias sobre um fundo tostado. Essa complexidade foi confirmada no paladar, estruturado, volumoso, de taninos macios e texturados. Potente, musculoso, sua concentração de sabor evoca um bombom de chocolate ao licor, formando um perfil hedonista. É impressionante como a Tannat cresce nas parcerias e a Syrah vem se revelando uma excelente opção para essa finalidade. Termina persistente, mas perdeu para o 2012 neste quesito, o que não é nenhum demérito, eis que evoluirá esplendidamente na garrafa. Avaliação: 91/100 pts.+ 

CONCLUSÃO

El Legado se denomina uma bodega boutique familiar. Localizada distante 200 km de Montevidéu, em Carmelo, essa pequena vinícola se insere literalmente no conceito de vinícola familiar sem perder de vista o profissionalismo no receptivo dos turistas que a frequentam. E não são apenas uruguaios e brasileiros que vão lá. No dia em que estivemos lá havia um casal de Sul-africanos, aparentemente satisfeitos com a visita. Toda família do sempre atento Bernardo Marzuca está envolvida na operação: a esposa Maria Marta e dois de seus três filhos: Santiago e Federico (o caçula chama-se Juan) fazem praticamente de tudo. A casa velha adquirida em 2007 foi totalmente reformada e se tornou ampla, confortável, portanto, apta para receber visitantes. O bom gosto da decoração se percebe nos mínimos detalhes como numa almofada bordada “Syrah”, na disposição dos móveis da sala, nas miniaturas de veículos antigos na estante, enfim, tudo com limpeza e organização. Na parte dos “comes e bebes”, chamou a atenção a tábua de queijos com o protagonismo do excelente “parmesano uruguayo”.

2017-05-15 14.24.50

Se quiser almoçar, o visitante poderá desfrutar de uma autêntica parrillada uruguaia harmonizada com os excelentes vinhos da casa e depois dar uma caminhada nos vinhedos que cercam a propriedade. Aliás, quanto à qualidade dos vinhos as avaliações acima são suficientes. São vinhos autênticos, elaborados em quantidade pequenas e de muito caráter. O Tannat revelou-se um dos mais frescos e elegantes de todo Uruguai. O hábil enólogo Daniel Cis Godoy elabora um vinho que sem perder de vista o “caráter varietal” exibe força sem dureza, sem adstringência elevada ou qualquer rusticidade. O Syrah também confirmou aquilo que sempre afirmamos sobre essa variedade: versátil, adapta-se com facilidade a terroirs de perfis distintos resultando em vinhos aromáticos e potentes. O ponto alto foi o blend Tannat (80%) e Syrah (20%), degustado numa vertical das safras 2012, 2013 e 2015. Enfim, ir no Uruguai sem visitar a Bodega Boutique El Legado é abdicar de conhecer uma vinícola verdadeiramente familiar, na melhor acepção do termo, eis que no mundo inteiro a maioria das vinícolas se auto-proclamam familiares. A questão é saber, de fato, se são aquilo que dizem ser….portanto, nem preciso dizer que Bodega El Legado corresponde a essa afirmação…A seguir informações do contato: bodegalegado@adinet.com.uy – Contato: 098 307 193 – 099 111 493 – Endereço: Ramal Ruta 97 – Carmelo – Uruguay

2017-05-15 14.11.12

(Visited 1.040 times, 1.045 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *