Capa Livro Doutorado

Este livro, de Miriam Aguiar, que assina uma coluna deste blog, traz uma análise das transformações enológicas e tecnológicas que integram o processo de globalização e difusão midiática mundial do vinho, especialmente a partir da década de 1980, tendo como protagonistas países do chamado Novo Mundo do Vinho. É resultante da tese de doutorado da autora na USP, que fez um estudo mais aprofundado desses processos no Brasil e na Argentina, relacionando-os aos movimentos mundiais da indústria do vinho e seus aspectos culturais, simbólicos, políticos e econômicos.

Como são as práticas de comunicação e promoção da intensa ação difusionista do setor do vinho na atualidade? De que forma contribuem para o projeto expansionista da indústria do vinho? Quais são os elementos do arsenal político e simbólico que alimentam o discurso do vinho? Como se caracteriza o novo mercado mundial do vinho, transformado em seus processos produtivos e na necessidade de estabelecer uma relação com os novos consumidores? Essas algumas das questões tratadas por Miriam Aguiar no livro O Vinho na era da técnica e da informação – Um estudo sobre Brasil e Argentina (Autêntica Editora) para discutir a complexidade dos novos cenários do vinho.

O livro está estruturado em cinco capítulos, nos quais ela, primeiramente, faz uma recapitulação histórica do desenvolvimento do setor no Brasil e na Argentina, em seguida, discute o processo de globalização em âmbito mundial, depois dedica um capítulo para falar da comunicação sobre o vinho e finaliza com um passeio sobre a simbologia do vinho, da mitologia à gastronomia contemporânea.

 

Verso livro_1860x2627

Para comprar, diretamente pela internet: www.autenticaeditora.com.br ou

0800 28 31 322

Sobre Autora: Míriam Aguiar é pesquisadora do mercado de vinhos, com Doutorado na USP e Pós-doutorado na UMR Innovation Montpellier, autora de livro e artigos sobre o tema

Sobre Autora: Míriam Aguiar é pesquisadora do mercado de vinhos, com Doutorado na USP e Pós-doutorado na UMR Innovation Montpellier, autora de livro e artigos sobre o tema e editora do Blog “Os vinhos que a gente bebe”.

Miriam Aguiar

http://www.dzai.com.br/blog/osvinhosqueagentebebe

(Visited 457 times, 457 visits today)

One thought on “Míriam Aguiar lançou livro “O vinho na era da técnica e da informação – um estudo sobre Brasil e Argentina””

  1. Parabéns Miriam, por mais esse merecido sucesso.
    É uma honra e um orgulho ver minha Coordenadora de Curso (a alguns bons anos, na Faculdade Promove, no curso de Publicidade e Propaganda) viajando o Brasil e o mundo.

    Você representa uma geração de comunicólogos, que tem muito orgulho em dizer que foram seus alunos. Sucesso sempre!

    Forte abraço, Heloísio Samuel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *