Fundada em 1998, a vinícola Carmelo Patti criou um dos primeiros empreendimentos vitivinícolas em Argentina denominados “de autor”. Este enólogo com mais de 40 anos de carreira, dá forma à idéia de fazer vinhos com o estilo artesanal que sempre o motivou. Depois de diferentes experiências sob o comando de departamentos enológicos de varias vinícolas em Mendoza, cria El Lagar. Em uma pequena e antiga “bodega” de Mayor Drummond, Luján de Cuyo, Mendoza, começa a elaborar partidas limitadas; as quais se diferenciaram desde o princípio por seu estilo elegante, balanceado e ao mesmo tempo com estrutura e alta complexidade. Sempre fazendo foco nos detalhes que precisam a elaboração de vinhos de qualidade, Carmelo Patti define sua filosofia enológica com volumes de vinho limitados, o que lhe permite ser  protagonista do começo ao fim. Com a mesma filosofia, ele decide ser amigo do tempo. Seja pelos períodos que descansam em barricas de carvalho, ou pelo prolongado envelhecimento nas garrafas em condições controladas de temperatura e umidade. Todo esse esmero e paciência faz com que seus vinhos cheguem aos consumidores no momento oportuno em que ele considera que deveriam ser oferecidos. Safra após safra, Carmelo Patti transmite com seus vinhos uma coerência de caráter de intensidade e delicadeza que lhe são proporcionadas devido à sanidade e qualidade de suas uvas. Carmelo Patti reforça sua idéia de transmitir simplicidade a seus vinhos, emulando-a de seu jeito de ser. Sempre procurando oferecer uma experiência de satisfação que permaneça na lembrança do degustador.

2017-03-30 13.54.27
Apenas 7.200 garrafas produzidas deste espetacular Cabernet Franc trazido da Argentina – Misiones

Degustação –

Carmelo Patti Cabernet Franc 2013 – álcool: 14% – região: Mayor Drummond/Luján de Cuyo/Mendoza – vermelho-rubi intenso, brilhante, profundo sem halo de evolução. Aberto, intenso e elegante nos aromas com a fruta vermelha sobressaindo sobre um fundo tostado e de especiarias. Depois de algum tempo na taça apresentou o toque herbáceo característico da Cabernet Franc, mas com fineza. Paladar equilibrado, nitidamente bordalês, taninos aveludados que encontram suporte na acidez plena. Perfeita comunhão entre fruta e madeira, com a primeira assumindo o papel de protagonista num dos melhores exemplares argentinos da casta. O tipo de vinho de grande plenitude, bem delineado, sem arestas, sem o álcool exagerado tão comumente presente nos melhores tintos platinos. O fim de boca é longo, persistente, marcado pela fruta. E pelo prazer! Avaliação: 92/100 pts.+

Nota: este post foi publicado antes do lançamento do Guia Descorchados 2017 que atribuiu 97/100 pts. ao vinho supra-avaliado. Garrafa trazida da Argentina, eis que o podutor não tem importador no Brasil.

(Visited 1.214 times, 1.214 visits today)

One thought on “O espetacular Carmelo Patti Cabernet Franc 2013”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *