Em apertada síntese, a região vitivinícola do Alentejo estende-se por cerca de 22.000 hectares de vinha, no interior Sul de Portugal. Constituída, em sua maioria, por planícies e vales, os vinhedos plantados se beneficiam de um terroir de excelência para a produção de vinhos de exceção. As castas mais emblemáticas da região são as tintas Trincadeira, Aragonês e Alicante Bouschet e as brancas Roupeiro, Verdelho, Arinto e Antão Vaz. Variedades ditas internacionais como Chardonnay, Viognier, Cabernet Sauvignon e Syrah também são cultivadas na região com pleno êxito e utilizadas na elaboração de  vinhos que são “blends” ou “lotes” de variedades portuguesas e francesas , que exibem aromas intensos, potência, maciez, longevidade e muita personalidade.

IMG-20140304-02197

Degustação

Dom Martinho VRA 2004 – Álcool: 14% – Variedades: Aragonês, Cabernet Sauvignon e Syrah – vermelho-rubi intenso com halo granada nas bordas em formação. Aberto nos aromas com sugestões de especiarias, tabaco sobre uma discreta nota de chocolate. Boca no mesmo diapasão. Na realidade o bonito rótulo deste tinto já dá uma ideia de seu estilo: um vinho clássico, elegante, de taninos devidamente arredondados pelo decurso do tempo na garrafa. Aliás, tudo está no lugar certo: álcool, acidez, fruta e madeira em harmonia. na verdade, a fruta já está a se despedir, mas o aristocrático e robusto Dom Martinho foi provado num ótimo momento de sua evolução e promete ficar assim bom um bom tempo. Cresceu à mesa. Avaliação: 89/100 pts.

Cajamar-20140304-02198

(Visited 815 times, 815 visits today)

One thought on “O robusto e aristocrático Dom Martinho Vinho Regional Alentejano 2004”

  1. Realmente um bom vinho para o dia a dia. No entanto, está há tempos a fugir de suas raízes Alentejanas, como seus irmãos da gama mais alta.
    Saudações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *