Berço de bons vinhos, San Martin de Unx (população de 436 habitantes) é uma verdadeira aldeia a apenas 45 quilômetros de Pamplona, Capital da Província de Navarra. Tem ruelas medievais espalhadas entre seus majestosos edifícios e ainda preserva vestígios das antigas muralhas da cidade, bem como vestígios de uma antiga estrada romana.

Com vista para toda aldeia que oferece uma vista maravilhosa sobre a paisagem circundante é a igreja de San Martín de Tours, uma das mais românticas igrejas românicas de Navarra.

A capela proto-gótica de San Miguel e a igreja gótica do século XIV de Nossa Senhora de Popolo, também valem à pena serem visitadas, enquanto passeamos pelas ruas que são repletas de história, parando de vez em quando para apreciar um bom vinho. A vila é cercada por bosques de azinheira, carvalho verde anão e arbustos de zimbro nas zonas mais altas, enquanto olmos e choupos alinham os barrancos e caminhos ao redor.

A aldeia de San Martin de Unx, ravinas escondidas entre pequenas parcelas de vinhas velhas Grenache, expressando os solos calcários a uma altitude média de 700 metros.
A aldeia de San Martin de Unx, ravinas (sulcos no solo) escondidas entre pequenas parcelas de vinhas velhas Grenache, expressando os solos calcários a uma altitude média de 700 metros.

Na região de San Martin de Unx, particularmente digna de menção é a expressão da variedade Garnacha, que tradicionalmente tem sido a uva mais característica desta área. Uma grande parte das vinhas estão plantadas com ela, que exprime todo o seu caráter varietal e reflete as características específicas típicas do terroir local, que tem microclima e tipo de solo específico nesta região de baixa altitude de Navarra, aonde as uvas atingem níveis particularmente altos de frescura e de expressão frutal.

Degustação

Pasolasmonjas “Garnacha Atlántica de Baja Montaña” DOC Navarra 2011 – Álcool: 13,5% – Santa Cruz importadora – preço sugerido: R$ 80 – elaborado com uvas de vinhas velhas, algumas com mais de 70 anos de idade, plantadas a uma altitude de 700 m. Esta alta altitude possui noites frias que ajudam as uvas arrefecerem durante a noite retendo nutrientes. A fermentação alcoólica e maloláctica ocorre em barricas de carvalho francês de 4 a 5 anos. O vinho estagiou pelo período de 12 a 16 meses (dependendo da época) em barricas usadas de carvalho francês. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso de média profundidade sem halo de evolução. Os aromas são os típicos da Garnacha com frutado intenso, refrescante, notas florais acompanhadas por amoras e cerejas sobre discreto mentolado. Na boca taninos firmes, bom toque de acidez (típica dessa variedade), álcool generoso sem incomodar num paladar que doçura e mineralidade convivem em harmonia, com pinceladas tostadas derivadas da barrica. Um tinto que exprime como um varietal de Garnacha deve ser: acompanhamento perfeito para todos os tipos de arroz e massas, bem como peixes grelhados e carnes ou mesmo um “cocido” (madrileño, montañés, etc). Final de média-longa persistência. Avaliação: 89-90/100 pts.

Santa Cruz banner

(Visited 197 times, 197 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *