A Eslovênia desenvolveu-se rapidamente desde que se separou da antiga Iugoslávia em 1991. Embora o desenvolvimento esteja aparentemente por todo este pequeno país no extremo norte dos Balcãs, uma das áreas de mudanças mais instigantes e notáveis é a da indústria vinícola do país. Como na vizinha Itália, o vinho tem feito parte integrante da cultura eslovena há séculos, e nas duas últimas décadas essa cultura tem sido entusiasticamente revivida. Conduzidas em parte por vinícolas estabelecidas como Movia, em Goriska Brda, e também, pela influência das regiões vinicolas  da Itália (notadamente o Friuli) no oeste da Eslovênia e pela da Áustria no leste do país, estes vinhos diferentes  estão encontrando seu caminho consistentemente no mercado internacional. Fonte: O Grande Livro dos Vinhos – Publifolha – edição 2012

O contrarrótulo menciona que: “Nas colinas ao redor da aldeia de Jerusalém, no leste da Eslovênia, há uma pequena região vinícola onde são produzidos ótimos vinhos brancos. O clima é ideal e os vinhedos em terraços são únicos. Aqui, todas as nossas uvas ainda são escolhidas a dedo para criar uma mistura interessante de Sauvignon Blanc e Furmint. Um vinho frutado, acessível com maravilhosos aromas de limão, groselha branca, maçã e a acidez crocante da Furmint. Um vinho para qualquer ocasião, delicioso com uma salada fresca ou refeições leves. Excelente como um aperitivo”.

Degustação –

Puklavec & Friends Sauvignon Blanc & Furmint 2013 – Álcool: 11,5% – Região: Eslovênia – Importado por Global Wine – pode ser adquirido no Empório de Vinhos & Livros – tel. 11 3257 4362 – Amarelo-palha com reflexo esverdeado. Aromas intensos e complexos com notas de limão siciliano, maracujá sobre um fundo mineral. No paladar, sua entrada é fresca e vibrante com acidez firme repetindo a mineralidade e os apontamentos cítricos do nariz. O sabor é intenso, rico e o resultado é um conjunto agradável, de médio corpo, bem equilibrado. Tem uma excelente estrutura e um final longo e persistente. Um vinho prazeroso, raro por aqui, verdadeiramente diferenciado. Avaliação: 89-90/100 pts.

(Visited 412 times, 414 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *