A reputação da Umbria costumava basear-se solidamente no popular vinho branco Orvieto, um vinho de perfil clássico que remonta ao tempo dos Etruscos. Hugh Johnson costuma compará-lo ao francês Vouvray por conta das semelhanças dos terroirs. O secco é o mais popular, o amabile o mais tradicional, porém, de alguns anos para cá, a versão doce “muffa nobile” conquistou um contingente maior de admiradores. O sistema DOC da região continua bastante tradicionalista, isto é, os vinicultores que querem experimentar cepas diferentes das autorizadas precisam usar o rótulo IGT Umbria, que nessa região (e em outra da Itália Central) vem ganhando mais membros e credibilidade a cada ano. É bom salientar que a Umbria se divide em três áreas principais e em outras menores e menos conhecidas. As três principais são Orvieto, Torgiano e Montefalco. Entre a meia dúzia de DOCs menos conhecidas da região, Colli del Trasimeno se destaca. Fontes: Hugh Johnson e Adega Veja do Vinho – volume 6 – Itália: Centro, Sul e Ilhas.

2015-12-14 21.56.15

“A Família Zingarelli transformou a Rocca delle Macie em uma das mais célebres vinícolas italianas, em apenas um quarto de século. Definido pelo poeta italiano Gabriele D’Annunzio como “sol italiano numa garrafa”, o branco Orvieto foi elogiado pelos poetas, artistas e personalidades ilustres desde os tempos antigos. Quando Pinturicchio pintou em Orvieto, ele estipulou no seu contrato que lhe fosse fornecido “muito vinho que pudesse beber”, e por isso atualmente não é nenhuma surpresa que o Orvieto seja um dos mais populares vinhos brancos italianos em todo o mundo. Rocca delle Macie Orvieto Classico é feito em propriedades selecionadas a partir de uvas colhidas na zona histórica de produção”.

2015-12-14 21.55.23

Degustação –

Rocca delle Macìe Orvieto Classico DOC 2014 – Álcool: 12% – Variedades: 50% Trebbiano Toscano (Ugni Blanc), Verdelho (20%), Grechetto-Drupeggio (20%) e Malvasia Toscana (10%) – Região: Umbria/Orvieto – Importador: Decanter – o Orvieto normalmente é um vinho branco versátil, agradável, de caráter vegetal e mineral marcantes. Análise organoléptica: amarelo-palha translúcido, brilhante. Aromas intensos, inicialmente florais, em seguida vegetais e finalmente com muita fruta de polpa branca. Na boca é fresco, seco, mineral, com ataque inicial potente, com uma acidez cortante que auxilia nas harmonizações com molhos intensos. Depois de quinze minutos na taça estava irreconhecível, com muita maciez, sem nenhum amargor. Enfim, um vinho agradável, fácil de beber, fácil de gostar, de inequívoca vocação gastronômica. Avaliação: 89/100 pts.

Bacalhau com Legumes do Batubara - harmonização positiva com Orvieto
Bacalhau com Legumes – harmonização positiva com Orvieto

 

Rocca

 

 

 

(Visited 449 times, 449 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *