www.tbfoto.com.br AVEK - SP/SP - 18/04/2013 Foto: Tadeu Brunelli

Alain Uzan, o simpático e bem humorado chef que comanda a generosa cozinha do restaurante francês Avek desde sua abertura, é protagonista de uma história emocionante e bastante singular. E mesmo que chegando ao Brasil em 1999, portanto já em plena era da relevância e aprimoramentos que a gastronomia assumiria no país, ele deve ser incluído naquele grupo pioneiro dos cozinheiros franceses que imigraram para o Brasil nas três últimas décadas e que ajudaram a mudar profundamente nossa cultura gastronômica contemporânea.

          Uzan pertence a um segundo momento nessa espécie de ‘Revolução dos franceses’ na cozinha brasileira – fato e movimento muito bem documentado no excelente filme “Por que Você Partiu?”, exibido em 2012, de Eric Belhassen, outro francês que escolheu o Brasil como segunda pátria e fez um filme contando a trajetória dos principais chefs de cozinha que vieram da França e influenciaram profundamente esse ‘renascimento’ gourmet que tomou conta do País, a partir dos anos 80.

Chef ALAIN UZAN, do restaurante AVEK, comanda participação brasileira na International Catering Cup, em Lyon - França
Chef ALAIN UZAN, do restaurante AVEK, comanda participação brasileira na International Catering Cup, em Lyon – França

          Alain Uzan, que é um dos principais personagens retratados no documentário (ao lado de Laurent Suaudeau, Erick  Jacquin, Emmanuel Bassoleil e outros),  também se insere como ator e autor neste impulso e evolução da gastronomia brasileira. E comenta que para ele, abrir novos caminhos no cenário gastronômico brasileiro foi duplamente mais árduo que para seus conterrâneos pioneiros: “Já havia uma expectativa definida e meio rígida do que deveria um francês fazer na cozinha, e, além do mais, havia certo desgaste naquele deslumbramento inicial por tudo que se entendia no Brasil por alta gastronomia; sem falar na explosão da concorrência, com todo mundo por aqui se intitulando chef  de cozinha”.

Multicultural e ultrapassando a cozinha de bistrot

         Uzan está completando 15 anos de residência e experiências no nosso país. Uma trajetória intensa, mas constante e literalmente dedicada a difundir a gastronomia da França – mas agora acrescida da influência recíproca, dos jeitos e temperos do Brasil… Sua culinária combina as influências de origem, que trouxe da região costeira do Lirac, oeste da França, com aquilo que sua experiência com o  gosto do público brasileiro lhe ensinou. Ingredientes e produtos naturais do Brasil também foram incorporados e resultaram em uma preciosa e vigorosa nouvelle cozinha francesa, de novíssima geração.

Avek, salão do restaurante (2)

       Um dos principais focos do chef Alain Uzan é combater o conceito que se formou entre os brasileiros de que “cozinha francesa é muito sofisticada, cara e sempre de porções muito reduzidas”; ou seja,  democratizar esta cozinha. Por isso, agora no comando da cozinha do restaurante Avek, ele pratica uma culinária de receitas com base nas tradições francesas, mas sempre generosa e não menos criativa, muito além das combinações tradicionais do que se convencionou a chamar de ‘comida de bistrot’. Uma de suas especialidades são as ostras – menu muito apreciado nas regiões da Bretanha e Normandia, ou Lirac. Pode-se até afirmar que em São Paulo, Alain é uma exclusividade no preparo culinário das ostras, apresentando-as de muitos modos além das ostras ao natural.

         Uzan nasceu em Paris, em família que já se dedicava profissionalmente aos estatutos da cozinha. Trabalhou com o pai, depois pela França, atuado em vários restaurantes, até que o intrépido Alain, com esposa e filho bebê, saiu de seu pequeno vilarejo na região de Pays de la Loire, Vendée, um bucólico balneário onde ele possuía um restaurante, para se estabelecer definitivamente em São Paulo, com todas as economias da família apostadas numa nova vida que incluía um abrir um restaurante próprio, francês, na maior metrópole do país sul-americano.

Avek, salão do restaurante (1)

         E foi o que aconteceu: no início do ano 2000 já inaugurava o restaurante Le Bistrot d’Alain, situado numa das mais cobiçadas alamedas do bairro dos Jardins, em São Paulo. Porém, como bem definiu o maestro Tom Jobim e emprestando uma frase sua, o recém-chegado chef de cuisine, o romântico Alain, não tardou a compreender que “o Brasil não é para principiantes”. Viu-se obrigado a desistir de sua empresa, contabilizar decepções e dar a volta por cima, por novos desafios na profissão.

         Aos poucos Alain foi se integrando na dinâmica de uma gastronomia profissional sempre em expansão e se firmando em seus diversos segmentos – desde exercer o magistrado em universidades de gastronomia, e dos cursos de formação a profissionais, a participação ativa em entidades e associações do ramo, como Abaga e a atual APC-Brasil (Associação dos Profissionais de Cozinha do Brasil). Antes de ser convidado a desenvolver uma personalizada cozinha para o restaurante Avek, Alain Uzan foi chef e consultor de restaurantes marcantes, entre eles o Félix Bistrot, onde ficou por dez anos, e Ville du Vin.

Avek, salão do restaurante (3)

        O restaurante Avek foi inaugurado em 2013, concebido e dirigido também por um francês, empresário do ramo da gastronomia, o jovem Charles Duboc. Seu restaurante vem se sobressaindo no cenário gastronômico de S. Paulo com a proposta de oferecer uma cozinha francesa de primeira qualidade, porém mais informal, modernizada e principalmente acessível, combinada a um serviço de vinhos excelentes, muitos de importação própria. O consumo de vinhos é facilitado pela presença paralela de uma loja de vinhos, loja que funciona no mesmo endereço – ou seja, o cliente do restaurante Avek paga pelo vinho das refeições o mesmo valor do vinho nas prateleiras da loja.

       Uzan tem também se notabilizado pelas constantes atividades nos principais concursos internacionais de alta culinária, a exemplo da International Catering Cup, realizada em Lyon na França, onde, além de participar como jurado, vem dirigindo e treinando os profissionais que representam o Brasil na competição.

Avek, loja de vinhos (2)

Restaurante e Loja de Vinhos AVEK

Rua Joaquim Antunes, 48 – Jardim Paulistano / S. Paulo

(11) 3061-1125 / 2507-5932

www.tbfoto.com.br
AVEK – SP/SP – 18/04/2013
Fotos: Tadeu Brunelli
Atenção: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, na sua íntegra sem cortes ou modificações, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.

Atendimento à imprensa

Gabinete de Comunicação

Arlene Colucci

(11) 3082-5444  &  98785-8625

(Visited 260 times, 260 visits today)

One thought on “Sem perder a excelência, Chef francês do restaurante AVEK, descomplica e descontrai, pondo a cozinha francesa em traje ‘ESPORTE-CHIC’, ao gosto do brasileiro”

  1. DEVEMOS TIRAR O CHAPÉU A PESSOAS COMO ALAIN UZAN,ACREDITAM NESTS PAÍS E NOS TRAZEM TODO O SEU CONHECIMENTO.!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *