JEO

Ao longo de quase vinte anos, a Roquevale desenvolveu uma gama completa de vinhos elaborados principalmente das castas do Alentejo pela enóloga Joana Rouqe do Vale. A Sociedade Agrícola Herdade da Madeira Ltda. foi criada em  1983, na sequência da existência de uma sociedade irregular, familiar, a trabalhar no concelho de Redondo desde 1970. Passou a denominar-se Roquevale.

A atividade agrícola da Roquevale foi, durante alguns anos, diversificada. De destacar, além da cultura da vinha, a cerealicultura e a pecuária (ovinos). Nos finais da década de 80, houve a opção de abandonar todas as outras atividades, tendo a empresa passado a dedicar-se apenas à vitivinicultura.

Em 1989 foi construída uma adega, no Monte Branco.

Ambiente/paisagem em que se integra:

Situada no sopé da Serra d’Ossa, a Roquevale faz parte da região vitivinícola de Redondo, actualmente, uma das oito sub-regiões da Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) Alentejo. Apesar de possuir vinhos brancos de excelente qualidade, ainda são os tintos que fazem desta zona vitivinícola uma das de maior prestígio em Portugal.

Características especiais da vinha:

As duas herdades propriedade da empresa são o Monte Branco, com solos de origem granítica, fundamentalmente dirigido à produção de uvas brancas e a Herdade da Madeira Nova de Cima, com solos vermelhos de xisto, vocacionada para a produção de uvas tintas. A área total de vinha ronda os 185 hectares, 80 % de uvas tintas e o restante de castas de uva branca.

Na adega, além de pequenos investimentos, pontuais e consecutivos, os grandes projetos de expansão ocorreram em 1991/1992, em 1996/1997 e em 2002/2003.

A Roquevale ficou assim dotada das estruturas imprescindíveis à sua actividade, ao nível da produção, controlo de qualidade, engarrafamento, armazenagem, estágio de vinhos e defesa do meio ambiente.

Arquitetura:

Numa ampla e bonita cave inaugurada no ano 2003, os vinhos de maior qualidade estagiam em barricas de carvalho francês e americano e também se efectua o estágio do vinho em garrafa, indispensável à obtenção de vinhos de grande nível. Fonte: ViniPortugal

(Visited 109 times, 109 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *