Wines of Uruguay promoveu em SP, no dia 22 de agosto de 2017, evento denominado Masterclass – Tannat Tasting Tour São Paulo com a presença de mais de vinte e nove produtores do Uruguai. É bom destacar que o evento foi conduzido pelo especialista e Presidente INAVI, José María Lez. A seguir os vinhos que provamos do “Establecimiento Favretto Dragone”, representada na oportunidade por sua Diretora Lucía Favretto Dragone:

 

Família Favretto Dragone –

Localizados na junção dos rios Pando e Sauce, abençoados por um microclima especial, os solos escuros argilosos dão vida às culturas que forjam o trabalho diário.

Extensões verdes, onde a biodiversidade reina, enquadram vinhas, macieiras e pessegueiros e diferentes culturas hortícolas em harmonia com uma paisagem nobre que também envolve animais diferentes em sua pastagem diária nos campos da vinícola.

A bodega, que existe desde 1936 é testemunha fiel das mudanças na paisagem e das diferentes gerações que a atravessaram, protagonistas serenos da inexorável passagem do tempo.

Atualmente a Família Favretto Dragone é representada por cinco irmãos que comandam o estabelecimento. Trata-se da quarta geração a trabalhar na vinícola, impulsionada por esse espírito de sacrifício e perseverança, sob a filosofia de que o trabalho e a família são os motores que os impulsionam a avançar. Igualmente, com o decurso do tempo, outros itens estavam crescendo paralelamente a essa quarta geração, como fruticultura, horticultura e pecuária. Hoje Favretto Dragone é o lugar onde nossos filhos crescem, novas histórias são tecidas e o sonho de um futuro melhor nasce.

Uma tradição familiar, transmitida de pais para filhos, é refletida em cada um dos processos realizados no estabelecimento. É o trabalho de uma família, que todos os dias faz de cada amanhecer um novo capítulo na história de suas vidas.

 

Espumante Favretto Dragone “Felicia” Brut Nature – Álcool: 12% – Região: Canelones – palha intenso. Boa complexidade aromática com notas de leveduras e reminiscências de pão fresco. Na boca sua entrada revelou um espumante seco, de bom volume, boa concentração – notas de frutas de polpa branca – e principalmente bom frescor. Enfim, mais um efervescente platino de qualidade destacada. Avaliação: muito bom +

Dragone Viognier 2016 – Álcool: 12,5% – amarelo-palha intenso, assim como intenso são seus aromas florais que logo cedem espaço para damasco, marmelo e pêra. No paladar confirmou, mais uma vez, a tipicidade com bom volume e densidade. O final é prazeroso, vibrante,  marcado por um toque de toranja. Avaliação: muito bom

Dragone TannatÁlcool: 13% – vermelho-rubi intenso brilhante. Perfil aromático unidimensional dominado por uma nota herbácea. Melhor na boca. Taninos macios, algum frescor, corpo pleno e final de média persistência com ligeira rusticidade, típica da variedade. Avaliação: muito bom

Dragone Reserva Tannat 2015Álcool: 13% – vermelho-rubi intenso, profundo com reflexo violáceo brilhante. Elaborado com uvas da excelente safra 2015 este vinho tem personalidade, eis que mostrou aromas de frutas maduras, taninos de envergadura, madeira por se integrar à fruta e um fim-de-boca médio-longo, persistente, a vislumbrar algum potencial de guarda e tipicidade muito boa. Avaliação: muito bom +

 

CONCLUSÃO –

À procura de importador de seus vinhos no Brasil, a Bodega Establecimientos Fravetto Dragone estreou na degustação anual de vinhos do Uruguai em São Paulo com o pé direito. Digo isso porque trouxe vinhos representativos do atual estágio da vitivinicultura uruguaio o que não deixa de ser um fator auspicioso. Com o crescimento da participação dos vinhos do Uruguai no Brasil, o momento é agora!

(Visited 333 times, 333 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *