Sobre Ribera Del Duero –

Limitada por características geoclimáticas únicas, Ribera del Duero está situada na confluência de quatro províncias da Comunidade Autônoma de Castilla y León: Burgos, Segovia, Soria y Valladolid, totalizando 102 vilas. Com uma rica história, as primeiras vinícolas da área surgiram no interior dessas províncias já no século XIII, tornando-se assim parte importante do desenvolvimento cultural e econômico da região.

O clima especial faz das uvas e dos caldos locais produtos únicos. Com baixo índice de chuvas ao longo do ano e duas estações bem definidas, com verões secos e invernos longos e rigorosos, a temperatura na região varia entre -18 ºC e 40 ºC.

Atualmente o vinho da D.O. Ribera del Duero é o segundo mais vendido da Espanha. Em geral, são bebidas ousadas, potentes, cheias de fruta e com impressionante capacidade de envelhecimento. Essas qualidades se obtêm da variedade Tempranillo ou Tinta del País, perfeitamente adaptada ao clima extremo da região.

 

José Maria Basconcillos procurou há 20 anos na zona de maior tradição vitivinícola de Ribera del Duero um lugar especial. Um lugar onde os monjes Benedictinos trouxeram o cultivo da videira ao redor de seu monastério e ensinaram a elaborar o vinho. O lugar, que desfruta de condições microclimáticas únicas, a 1.000 metros sobre o nível do mar, forma um inesperado vale com seus 50 hectares.

Uma localização privilegiada nas alturas, que junto com a nossa dedicação nos permite obter frutas com sabor e aromas mais intensos. De um nobre passado histórico de tradição na elaboração do vinho, os vinhedos do Dominio Basconcillos atravessam as encostas suaves e longas que desenham a geografia da Ribera del Duero.

Vinhedos e Bodega conformam a propriedade (el Dominio). Todos detalhes foram estudados, para que os trabalhos de cuidado no campo, colheita e elaboração sejam coerentes e respeitados em sua terra, com o fruto e com a filosofia do Dominio Basconcillos.

Degustação –

Vigna Magna Roble D. O. Ribera del Duero 2015 – Álcool: 14% – importador: Almería – Preço: R$ 160 – este Roble amadureceu seis meses em barricas de carvalho francês e americano. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso com reflexo violáceo. Os intensos e finos aromas da Tempranillo são os primeiros a se revelar. Muita fruta vermelha, sublinhada por licor de cassis, notas abaunilhadas e defumadas revezam-se entre si formando um conjunto convidativo. Paladar no mesmo diapasão. Potente, profundo, os taninos são muito finos, o álcool está rigorosamente integrado deixando no retrogosto notas tostadas com reminiscências de torrefação como café e cacau. Tem frescor (boa acidez) e mineralidade, nem parece um Roble, está mais para um excelente Crianza ou, sem medo de exagerar, um Reserva. Fim de boca harmônico e persistente. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 203 times, 207 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *