O divertido comunicado da Coordenação dos Enoblogs sobre o tipo de vinho escolhido para o mês corrente foi vazado nos seguintes termos: A indicação do vinho para o mês de Janeiro do Le Vin au Blog é um vinho rosé de qualquer parte do mundo com um valor máximo de R$ 100,00. Preferencialmente o vinho deve ser degustado em um final de tarde de um dia ensolarado de verão.” Por isso, degustamos o vinho abaixo na  ensolarada tarde de ontem!
Bouza Tempranillo Rosé 2010 marca o retorno deste blog à Confraria dos Enoblogs

O vinho escolhido contém no seu contra-rótulo todas informações que os bons vinhos deveriam trazer, senão vejamos:

 Ubicación Geográfica: Las Violetas, Canelones.

Viñedo: sistema de conducción en espaldera. Suelos limo arcilloso con alto porcentage de calcáreo.

Producción: 39 HL/HA

Cosecha: manual, el 24 de febrero de 2010, en su óptima madurez.

Vinificación: selección manual de la uva grano a grano, maceración durante 6 horas. Fermentación en barricas, 50% roble francés y 50% roble americano. Crianza durante 3 meses sobre sus borras en barricas.

Envasado: 27 de julio de 2010.

Servicio: servir a 10°C

Enólogo: Dr. Eduardo Boido

Cantidad: 1206 botellas. Botella n° 1.142

 

O Bouza  Tempranillo Rosé 2010 foi provado pela primeira vez na espetacular Bodega Bouza, sediada nos arrabaldes  da Capital do Uruguai, Montevidéo, mais precisamente no Camino de la Redención 7658 bis – e-mail: bouza@bodegabouza.com.  Sobre essa bodega, basta fazer uma pesquisa fonética neste blog para acessar um dos cinco posts com fartas  fotografias da visita realizada em novembro de 2010 por força do convite da “Wines of Uruguay”.  Em poucas palavras podemos dizer o seguinte: de fato trata-se de uma bodega boutique onde é possível passar um dia inteiro por conta das inúmeras atividades que oferece, muito além das degustações dos ótimos vinhos que produz. Numa hipotética lista das dez melhores vinícolas do Uruguai, Bouza figuraria entre as cinco primeiras. Na degustação que tivemos o prazer de participar todos vinhos se destacaram, mas diante da escassez de bons rosés, o guloso Tempranillo 2010 chamou-nos atenção sobremaneira. Vamos à sua análise gustativa: bonita cor vermelho-rubi cereja com leve turbidez. No nariz exala opulentos aromas de frutas vermelhas frescas como morango e cereja e um pouco de mentol sobre um fundo levemente defumado, provavelmente aportado pela madeira nobre onde amadureceu, perfazendo um conjunto complexo e harmônico com os aromas mudando na taça a cada instante. Entregou todas características  da Tempranillo já no olfato, plenamente confirmado no palato onde o frescor de sua acidez se destaca. Copioso na fruta com notas de groselha. Concentrado, estruturado e porque não dizer encorpado, seus 12,5% de álcool estão integrados à fruta e à madeira. Longo e persistente, termina macio, redondo com ligeira doçura sem exagerar. Guloso, é o tipo de vinho para ser bebido aos grandes goles despreocupadamente. Infelizmente, sua diminuta produção (apenas 1.206 garrafas) não permite sua vinda ao Brasil através de seu importador oficial, Decanter. Apetecível e persistente, deixa uma nota frutada no fim-de-boca. Avaliação: 88,5/100 pts.

(Visited 207 times, 207 visits today)

3 thoughts on “Vinho do mês: Bouza Tempranillo Rosé 2010 #cbe”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *