David Sampedro Gil tem sido descrito como um dos “seis produtores vanguardistas” de La Rioja pela Wine Spectator. A paixão de David é fazer a diferença através da vinificação com o mínimo de intervenção, de acordo com os métodos de agricultura ecológica e procedimentos com vistas à produção biodinâmica. David Sampedro Gil é da quinta geração de viticultores e enólogos de Elvillar, uma pequena vila localizada na sub-zona de Alavesa – DOCa Rioja Alavesa. Desde criança, David trabalhou ao lado dos vinhedos de seu avô, que lhe ensinou a procurar harmonia entre a terra e videiras. Estas lições foram assimiladas por David, que mais tarde transformou sua paixão no “sonho biodinâmico” da DSG Vineyards: um equilíbrio que a afasta da comercialização massiva e mecanização com vistas às lições de seu avô. David pratica biodinâmica em muitos de seus vinhedos e considera que é não só uma série de procedimentos, mas trabalha em busca do desenvolvimento sustentável. David trabalha separadamente em cinco regiões vinícolas na Espanha e Alemanha e investe apenas nos terroirs que têm variedades autóctones que tradicionalmente produzem excelentes vinhos. No entanto, devido às tendências de demanda de variedades reconhecidas internacionalmente fator que incentiva rendimentos mais elevados, as variedades tradicionais, indígenas ou autóctones, foram esquecidas ou ignoradas. O objetivo da DSG Vineyards é revitalizar essas variedades exclusivas dentro de seu terroir com vistas ao mercado internacional.

2015-07-03 15.31.20

Terroir: as uvas são colhidas de quatro vinhedos biodinâmicos cujas parcelas estão localizadas na Rioja Alavesa. A estrutura do solo varia: calcário, argila, areia e pedras rochosas. A altitude das vinhas varia entre 350 e 600 metros.

Vinificação: colhidas à mão, as uvas são desengaçadas diretamente em cima de tanques de madeira para evitar qualquer forma de bombeamento. Cada parcela é fermentada separadamente para distinguir as diferenças na estrutura do solo antes da mistura final. O vinho é amadurecido por no mínimo um ano e é dividido igualmente entre barricas novas de carvalho de 2-3 anos de idade, período no qual ocorre a fermentação maloláctica. A filtração é muito leve, feita antes do engarrafamento, que ocorre entre 12 a 14 meses depois do amadurecimento nas barricas.

Além das uvas clássicas da região, houve a adição da branca Viura neste blend de variedades tintas.
Além das uvas clássicas da região, houve a adição da branca Viura neste blend de variedades tintas.

Degustação

DSG Phincas DOCA Rioja 2007 – Álcool: 14,5% – Variedades: Tempranillo (70%), Graciano (15%), Garnacha (10%) e Viura (5%) – Santa Cruz Importadora Preço: R$ 150 – vermelho-rubi intenso, profundo com discreto halo granada em formação nas bordas. Aroma complexo e vibrante que expressa notas florais, amora, mineral sobre um fundo defumado. Na boca sua entrada revelou um tinto seco, de taninos de excelente textura. Seu sabor é rico, equilibrado, potente, com nuances frutadas que não estão subjugadas pela madeira judiciosamente bem colocada. Solidamente estruturado e altamente concentrado com plena harmonia entre taninos, acidez e álcool, resultando num vinho empolgante e prazeroso. Dá para bebê-lo com tranquilidade até 2020. Avaliação: 91/100 pts.++

 Santa Cruz importadora

 

(Visited 167 times, 167 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *