Herdade do Arrepiado Velho, está localizada em Sousel, a 40 km de Portalegre, no Alto Alentejo. Essa herdade foi adquirida há mais de 10 anos pela Família Antunes que, desde logo, iniciou um ambicioso projeto: tornar o Arrepiado Velho numa mais-valia e uma referência de excelência do Alentejo. A Herdade ganhou formas, investiu-se na qualidade e os vinhos que lá nascem não passam despercebidos – isso mesmo – são elaborados fora do script normal do Alentejo para despertar a curiosidade dos amantes da bebida.

Com uma área total de cerca de 100 hectares, a barragem destaca-se entre vinhas e oliveiras, num misto de cores e tranquilidade, como só o Alentejo consegue oferecer. O conjunto destas características faz com que a Herdade do Arrepiado Velho integre a Rota dos Vinhos do Alentejo – Percurso de São Mamede.

Decorria o ano de 2002 quando os 33 hectares de vinha foram plantados de raiz, num terroir que combina, de forma rara, solos xistosos de acentuados declives com temperaturas amenas e abundância de água, características naturais indicadoras de grande potencial.

David Booth (in memoriam), responsável pela viticultura naquele ano e o enólogo Antônio Maçanita juntaram os seus conhecimentos, inovação e dedicação, selecionaram as castas e criaram a já a apelidada Vinha dos 100 pontos: castas tintas – Touriga Nacional (42%), Syrah (18%), Cabernet Sauvignon (24%) e Petit Verdot (16%); e as castas brancas – Antão Vaz (22%), Chardonay (8%), Viognier (30%), Verdelho (15%) e Riesling (15%).

O enólogo Antônio Maçanita continua a ser o responsável pelos vinhos, agora ao lado de Nuno Ramalho, atual viticultor. Apesar de já haver o projeto para uma adega nova, com maior capacidade e localização, a já existente está equipada com a mais avançada tecnologia disponível e devidamente dimensionada para a quantidade da atual produção de vinhos únicos e sedutores, que nascem a partir de enologia moderna mas combinada, de forma sublime, com o respeito pela tradição. Exigência, rigor e qualidade são as palavras de ordem.

 

Degustação – Vinho do Mês – julho 2018

Arrepiado Velho Touriga Nacional Vinho Regional Alentejano 2016 – Álcool: 14,5% – Região: Sousel/Alentejo – importador: Rede Oba – Preço: R$ 79,90 – tinto parcialmente estagiado em barricas de carvalho francês. Sua colheita é manual em caixas de 25 kg, seguida de escolha apertada em mesa de seleção, desengace muito leve a estalar o bago. Fermentações alcoólica e maloláctica naturais. Análise organoléptica: originária do Dão e de grande expressão no Douro, a Touriga Nacional está plantada em todo território português e no Alentejo aparece nos vinhos de lote (blend/corte) e em alguns varietais. Este Arrepiado Velho surpreende logo por sua coloração violeta concentrado intenso. Nariz aberto e complexo com o floral típico da variedade secundado por notas de baunilha, tostado e finalmente frutas negras. No paladar sua entrada revelou um tinto potente, encorpado, cheio, com a típica “pegada” alentejana e, invejável tipicidade para a Touriga Nacional nessa importante região produtora de vinhos de Portugal. Os taninos são macios, redondos, o álcool generoso sem incomodar e o vinho termina com boa persistência convidando para o próximo gole. Tem relação preço-qualidade. Avaliação: 90/100 pts.

(Visited 977 times, 982 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *