Château Chérubin, uma abordagem orgânica –

O Château Chérubin é uma propriedade de Bertrand Bourdil, respeitado enólogo francês com passagem pelo famoso Château Mouton-Rothschild, consistente de duas parcelas, com área total de 2 hectares, com videiras plantadas em 1965 compostas de Merlot (70%) e Cabernet Franc (30%), de orientação Norte-Sul, o que permite que as videiras recebam sol da manhã à noite. As condições de plantio são ótimas, com 6.000 videiras por hectare de plantação com espaçamento  de 1,4 m x 1,1 m permitindo que produzam uvas de qualidade. A produção total não chega a 10.000 garrafas o que dá menos do que uma garrafa por videira.

O Château Chérubin adota uma abordagem orgânica (sem certificação), portanto, abrangente no trabalho da vinha e do vinho dando atenção à lógica dos antigos:
Todo trabalho feito pelos ciclos da lua;
O vinhedo recebe tratamento adequado para exprimir toda sua força nas uvas;
Aplicação de produtos naturais;
Tudo é guiado pelo pleno respeito da colheita;

O solo é ventilado para possibilitar a vida dos micro-organismos. Estes são necessários para a nutrição da videira. A planta tem todos os meios para produzir uvas de qualidade, mas também para se defender dos parasitas;

Em julho, um primeiro desbaste é realizado para deixar apenas oito cachos por videira;

Em agosto, quando os grãos já mudaram de cor, uma nova seleção elimina os cachos que tiveram maturação tardia. Antes da colheita, uma passagem final é feita, deixando apenas as uvas perfeitas.

Bertrand Bourdil - crédito da imagem: www.joseantoniocruz.com
Bertrand Bourdil – crédito da imagem: www.joseantoniocruz.com

Bertrand Bourdil  pessoalmente assegura a qualidade das vinhas e do vinho que produz. Carole e Marie Line Bourdil, suas duas filhas, estão envolvidas no marketing. Ambas estudaram na “école de commerce” e trabalharam em grupos internacionais (LVMH e Richemont) e agora dão grande impulso a esta aventura em família.

Cherubin1

De outra parte, a ilustração que decora o rótulo do Château Quérubin é inspirada no famoso par de anjos esculpidos na torre da igreja de Saint-Émilion. Estes querubins são os guardiões das tábuas da lei e da religião.

 Carole Line Bourdil, Bertrand Bourdil e Marie Line Bourdil,
Carole Line Bourdil, Bertrand Bourdil e Marie Line Bourdil

Sobre Bertrand Bourdil –

Nascido na região de Bergerac onde seus pais têm um vinhedo de 13 hectares, Bertrand aprendeu a trabalhar respeitando a tradição e a natureza. Após a conclusão de seus estudos, ingressou no Château Mouton Rothschild e lá ficou por 17 colheitas. Bertrand obteve por três vezes 100/100 pts. do então jornal “Wine Spectator” (safras 1982, 1986 e 1998). Ao mesmo tempo, implementou o projeto “Opus One” parceria do Château Mouton Rothschild e Robert Mondavi (EUA).
Em seguida, trabalhou três anos na “Commercial chez Baron Philippe de Rothschild” para promover vinhos para exportação. Finalmente, radica-se defintivamente em Saint-Émilion, onde ficou responsável pela parte técnica das caves da « Union des Producteurs de Saint-Émilion ». Bertrand renovou e modernizou as instalações objetivando a melhoria da qualidade dos vinhos. Em paralelo com a sua atividade profissional, ajuda amigos na implementação de projetos de vinhas e adegas. Além disso, Bertrand trabalha em conjunto com centros de pesquisa para obter mais conhecimento da vinha e do vinho:

  • estudos sobre a melhoria da qualidade das barricas de carvalho –
  • estudos sobre as antocianinas durante o amadurecimento dos vinhos –
  • estudos sobre as escolhas das variedades de uvas –
  • estudos sobre boas práticas de trabalho orgânico nas vinhas –
  • 2015-06-06 14.14.40

Em 2005, Bertrand Bourdil realizou o seu sonho: adquiriu a pequena vinícola Chérubin no lado sudoeste das colinas de Saint-Émilion, perto das vinhas do prestigiado Château Angélus e de muitos outros Crus Classés: Grand Maine, Clos des Jacobins e embarcou nesta aventura sempre na companhia de suas duas filhas. Depois, juntou-se-lhe Magali, sua companheira, enóloga e finalmente seu filho Clement.

A safra 2007 – 

“Très belle réussite dans l’appellation pour cette année”.

O crescimento da videira teve lugar a partir dos últimos dias de março, cinco dias à frente da média dos últimos 30 anos. O tempo foi o clássico da região, com chuvas em maio. O florescimento ocorreu entre os dias 1° a 16 de junho em boas condições, prevendo uma boa colheita. O verão ameno e encoberto possibilitou um lento amadurecimento e relativamente tardio das uvas. A colheita iniciou-se em 24 de setembro, com parte da Merlot que se encerrou oito dias depois. A Cabernet Franc foi colhida em 10 de outubro.

O suculento Château Chérubin já pode ser bebido agora, mas agradecerá e premiará aqueles que esperarem completar 10 anos ou mais para mostrar todo seu potencial que é de um verdadeiro Grand Cru por preço de um bom vinho do Novo Mundo!
O elegante e suculento Château Chérubin já pode ser bebido agora, mas agradecerá e premiará aqueles que esperarem completar 10 anos ou mais para mostrar todo seu potencial, que não é pequeno. Trata-se de um verdadeiro Grand Cru  orgânico (está em vias de tirar a certificação) por preço de um bom vinho do Novo Mundo!

Elaboração – 

O Château Chérubin 2007 é composto por 67% Merlot e 33% Cabernet Franc. O primeiro tanque fermentou rapidamente. Em seguida, os outros dois, com uvas mais maduras, tiveram fermentação longa e o mosto ficou em contato com as cascas durante 25 dias. Depois, o vinho foi trasfegado para barricas de carvalho oriundas das florestas da região central da França. Após o amadurecimento de 15 meses, o vinho foi engarrafado nos primeiros dias de maio de 2009.

 

 Carole Line Bourdil, Bertrand Bourdil e Marie Line Bourdil,
Carole Line Bourdil, Bertrand Bourdil e Marie Line Bourdil – imagens cedidas pelo Chateau Cherubin

Degustação

Château Cherubin Saint-Émilion Grand Cru 2007 – Variedades: Merlot (67%) e Cabernet Franc (33%) – importador: Obra Prima – http://www.boccati.com.br/ – preço: R$ 236 – quase retinto na cor com discretíssimo halo nas bordas. Inicialmente fechado, levou mais de quinze minutos para expressar uma forte nota terrosa que normalmente é comum em alguns vinhos orgânicos (o produtor está em vias de expedir a certificação). Depois abriu para frutas negras (ameixas e figos principalmente), especiarias, tabaco, grafite e muito chocolate. Na boca o primeiro ataque expressa força e corpo, com taninos aveludados, álcool integrado, acento mineral e principalmente boa acidez. Mas o melhor da degustação está por vir: no meio de boca a fruta dá o ar de sua graça. Impressiona pela força de seus taninos que lhe conferem uma estrutura densa mas muita harmônica. É um tinto carnudo, suculento, equilibrado e longo. De grande potencial de envelhecimento, toda a sua dimensão poderá ser apreciada quando completar seu primeiro lustro/decênio, contudo, não podemos olvidar que se trata de um verdadeiro Grand Cru de expectativa de vida muito longa, certamente da ordem dos 15 a 20 anos. Avaliação: 92-3/100 pts.++

 

Este projeto é construído por homens e mulheres amantes da terra com forte especialização em vinho e sua comercialização. Château Querubin Saint-Émilion Grand Cru promete uma vida longa na garrafa, porque extrai toda sua força da excepcional qualidade de seu solo e do desejo comum de fazer um vinho excepcional.
Este projeto é construído por homens e mulheres amantes da terra com forte especialização em vinho e sua comercialização. Château Querubin Saint-Émilion Grand Cru promete uma vida longa na garrafa, porque extrai toda sua força da excepcional qualidade de seu solo e do desejo comum de fazer um vinho excepcional.
(Visited 1.204 times, 1.204 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *