Informa a Cooperativa Vinícola Aurora que: “No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero do Brasil: a Cooperativa Vinícola Aurora. Eram anos difíceis, de baixo consumo e alta produção, com vários pequenos produtores sem recursos para negociar com os atravessadores, que lhes impunham suas condições, sempre desfavoráveis aos produtores. Unir forças foi a saída para essa situação e a formação dessa cooperativa representou um marco definitivo na história do vinho brasileiro.

Aurora - logotipo

Um ano após a fundação, a Aurora já colhida uma safra coletiva de 317 mil quilos de uvas, fixando a base de um empreendimento destinado não só a ser o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente do país.

Instalada no coração de Bento Gonçalves (RS), a Aurora conta com a produção das 1.100 famílias associadas, com suas propriedades em distritos e municípios da região, que cultivam as variedades viníferas e americanas, responsáveis pela produção média anual de 55 milhões de quilos de uvas e pela elaboração de 42 milhões de litros de vinhos, espumantes e sucos de uva. Toda a produção dos agricultores é feita sob orientação direta dos técnicos da Aurora que, diariamente, estão em contato com o produtor, fornecendo toda a assistência necessária.

2017-05-04 17.55.03

A linha Aurora Pequenas Partilhas – Notáveis da América propõe uma  experiência com as variedades representativas do continente sul-americano. São quatro pequenas partilhas: Malbec argentino, Carmenère chileno, Tannat uruguaio e este Cabernet Franc brasileiro. Passagem por barricas de carvalho francês e americano por 6 meses”.

2017-05-04 17.29.13

Degustação – Vinho do mês

Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2014 – Álcool: 13% – preço médio: R$ 39 – a Cabernet Franc vem principalmente de Pinto Bandeira (24 km do centro de vinificação da matriz da Aurora), cujo solo é basáltico de origem vulcânica, o que proporciona boa acidez ao vinho, que amadureceu seis meses em barricas de carvalho americano e francês. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso de média profundidade. Nos aromas frutas vermelhas e negras revezam-se entre si. A madeira está presente mas não incomoda. Depois de algum tempo na taça o toque herbáceo que distingue essa variedade dá o tom sobre um fundo balsâmico. Na boca a sua entrada revelou um vinho de taninos macios, álcool integrado e boa acidez. Um tinto balanceado, de leve acento mineral, boa tipicidade e final persistente. Avaliação: 89/100 pts.  

Brasil

(Visited 925 times, 925 visits today)

One thought on “Vinho do mês – junho 2017 – Aurora Pequenas Partilhas “Notáveis da América” Cabernet Franc 2014”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *