Fundada em 1874, a Viña Tarapacá  está localizada em Isla de Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes e desde então vem elaborando vinhos que são o reflexo de sua tradição centenária, unida a uma elegância contemporânea. Os vinhedos estão localizados no Vale do Maipo, a região vitivinícola chilena mais tradicional e com as melhores qualidades para a elaboração de vinhos premium. Devido a seu nome e sua extensa trajetória, a Viña Tarapacá é uma fiel representante das vinícolas do Novo Mundo, entregando excelente qualidade e consistência em cada garrafa.  As principais marcas são Tara.Pakay, Gran Reserva Etiqueta Azul, Gran Reserva Etiqueta Negra, Gran Reserva, Terroir, Gran Tarapacá, León de Tarapacá e Cosecha Tarapacá. Atualmente possui 2.600 hectares e 600 hectares ocupados por vinhedos onde se cultivam as variedades Cabernet Sauvignon, Syrah, Carménère, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Ali ficam a adega, que se utiliza das modernas técnicas de vinificação e a Casona, uma bela construção de 1925, em estilo toscano, com salões de decoração clássica, quartos para visitantes e lindos jardins. A partir de 1992, a empresa decidiu dar seguimento a um ambicioso plano de expansão orientado para o crescente mercado internacional. A capacidade de produção anual é de 15 milhões de litros, fazendo da Tarapacá uma das maiores vinícolas do Chile. Exporta para mais de 60 países e o Brasil é o principal mercado mundial. Em 2009 a vinícola passou a integrar a VSPT – Viña San Pedro Tarapacá, o segundo grupo vitivinícola mais importante do Chile.

O Etiqueta Azul é um tinto produzido em quantidade minúsculas, somente nas melhores safras. A garrafa da degustação foi trazido pelo  enólogo Ed Flaherty. É um tinto amadurecido em barricas de carvalho francês (80%) e americano (20%) durante 18 meses.
O Etiqueta Azul é um tinto produzido em quantidade pequenas, somente nas melhores safras. É um tinto concebido pelo  enólogo Ed Flaherty,  amadurecido em barricas de carvalho francês (80%) e americano (20%) durante 18 meses.

Degustação –

Tarapacá Gran Reserva Etiqueta Azul 2012 – Álcool: 15% – Variedades: Cabernet Franc (36% – Alto Maipo), Cabernet Sauvignon (26% – Buin), Syrah (24% – Isla de Maipo) e Cabernet Sauvignon (12% – San Bernardo) – Região: Maipo – preço: R$ 251,90 (Calevin) – quase retinto na cor, nos aromas a madeira pulou na frente mas depois de algum tempo abriu espaço para uma nota forte de ameixas, amoras e figos sobre um fundo balsâmico. No paladar sua entrada revelou um vinho quente, potente, denso, profundo, com muito nervo. Cada variedade desempenha seu papel no corte. A Cabernet Franc dá personalidade ao vinho, a Cabernet Sauvignon de Buin estrutura, elegância, a Syrah de Isla de Maipo fruta, arredondando o corte e finalmente a Cabernet Sauvignon de San Bernardo aporta potência. O resultado é um tinto bem moldado, de taninos finos, com a acidez fazendo a sua parte dando frescor, movimento e vivacidade ao conjunto. No paladar a madeira está presente mas não incomoda simplesmente porque não se sobrepõe à fruta. Enfim, trata-se de um vinho multifacetado, prazeroso, chileno na melhor acepção, que realmente justifica a posição de destaque na hierarquia dos vinhos Tarapacá, muito apreciados no Brasil, um de seus principais mercados. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 1.820 times, 1.821 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *