Uma das uvas mais apaixonantes e dileta de conhecedores, a Riesling mereceria ter textos específicos para suas expressões tanto no Velho como no Novo Mundo. Mas por uma questão de respeito às tradições de cultivo e do caráter soberbo de seus vinhos, impossível não começar pela Alemanha!

O país, por sua condição climática particular, permite o cultivo de pouco mais de uma centena dentre as milhares de uvas catalogadas para se fazer vinhos (140 precisamente).

GERMÂNIA: VINHO, TRADIÇÃO E ORIGINALIDADE

Embasamento histórico e singularidade: a viticultura alemã tem mais de 2 mil anos, trazida pelos romanos, durante todo o seu desenvolvimento também passou pelas mãos clericais (o divino culto do vinho) e tem os vinhedos mais setentrionais do planeta, ou seja, antes que os efeitos do aquecimento global se exacerbem, não é possível se cultivar videiras em nenhum local ao norte da Alemanha!

Dado o clima frio, o extremo da possibilidade de plantio de viníferas, o país se notabiliza por elaborar vinhos predominantemente de castas brancas, em torno de 70% do total.

TERROIRS E DIVERSIDADE DE ESTILOS

A Riesling é a estrela-maior da constelação vinífera alemã e suas qualidades intrínsecas variam dentro de cada sub-região analisada. Assim, temos áreas viticulturais nas quais ela expressa extrema delicadeza (Mosel), notável frescor (Rheinhessen e Nahe) e uma mescla de finesse e esplendor aromático (Rheingau).

A Riesling se mostra muito bem nas terras frias, mas precisa de luz e calor, que obtém em seus vinhedos de encostas íngremes ao longo de cursos fluviais, os mais importantes sendo os do Mosel e do Reno. Os solos minerais, cheios de ardósia e componentes argilo-calcários lhe favorecem.

O QUE ESPERAR DE UM RIESLING ALEMÃO?

Cor amarelo-palha claro, mais concentrado em vinhos ricos em açúcares residuais.

Paleta aromática fina e complexa, mostrando pêssego, lima e outros cítricos, notas florais, minerais e o tradicionalíssimo aroma petrolado.

A uva tem na incrível acidez o seu ponto de distinção, que a torna essencialmente sápida, deliciosa e longeva (grandes Rieslings podem viver por 4-5 décadas ou mais).

Quando pensar em harmonizações (com Rieslings secos) pode começar “pensando branco”, ou seja, peixes de carne branca (linguado, tilápia, truta) e frutos do mar. Indissociável também a lembrança de pratos alemães clássicos e considero de muito bom gosto a sua harmonização com costela ou picanha suínas! Culinária oriental também vai muito bem incluindo a japonesa e as mais condimentadas, como a tailandesa e vietnamita.

Saúde! Prost!

André Logaldi
(Visited 230 times, 230 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *