A recente divulgação dos resultados de duas pesquisas de conceituadas universidades da Europa fez crescer ainda mais a lista de benefícios conhecidos pelo consumo de vinho.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Barcelona, o álcool promove um aumento no nível de interlucina- 10 – substância capaz de diminuir a inflamação nas artérias  e os polifenóis presentes nas sementes e nas  cascas  das uvas tintas, geram a redução nos níveis de substâncias que estimulam a formação de placas de gordura nas paredes das artérias. A conclusão é de que tanto as uvas quanto o álcool, são bons para o coração e que, provavelmente, há uma forte vantagem em ingerir os dois juntos.

Já segundo os cientistas da Universidade Maastricht, na Holanda, o resveratrol – um dos ingredientes do vinho também proveniente das uvas – reduz a resistência à insulina e protege o organismo contra os efeitos nocivos de uma alimentação rica de calorias. A substância consegue fazer o corpo gastar menos energia ao melhorar o funcionamento do metabolismo e da saúde do obeso. O resultado é a presença menor de gordura no fígado, níveis mais baixos de açúcar na circulação e uma pressão sanguínea reduzida. Os participantes do estudo também apresentaram mudanças na forma como os músculos “queimavam” calorias do organismo.

A dose de vinho sugerida para o consumo diário é de aproximadamente 300 ml, cerca de duas taças. Além dos benefícios descritos acima, as substâncias presentes nos tintos, por exemplo, são potentes antioxidantes que retardam o envelhecimento celular e previnem a aglomeração de placas de gordura no sangue. Outra propriedade importante que também encontramos principalmente nos vinhos tintos é o potássio, importante no controle do excesso de sódio (sal) no organismo, ajudando a controlar a pressão arterial. Fonte: Agência Ideal.

(Visited 262 times, 262 visits today)

One thought on “Artigo: Vinho & Saúde – primeira parte”

  1. Já conhecia estes benefícios , mas não custa nada relembrar. Além disso
    tomar vinho com os amigos, também alegra a alma e o coração fica mais leve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *