Provei recentemente duas garrafas da vinícola Cave Springs, do Canadá. Os vinhos são varietais 100% com uvas que, como não poderia deixar de ser, que se adaptam (e preferem) clima frio: um tinto de Pinot Noir e um branco da casta renana Riesling (versão seco, pois há também no portfólio um muito bem conceituado Icewine).

TERROIR DE CAVE SPRINGS

A região está em uma área escarpada, rica em calcário e pobre em matéria orgânica, com presença de argila, arenito e xisto, de frente ao lago Ontario. Clima frio, mas bem adaptado às necessidades viticulturais, propiciando o cultivo de castas que “apreciam” o clima, como a Riesling, Pinot Noir, mas também possuem vinhedos de Gamay, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot.

A FAMÍLIA

A família Pennachetti, de origem italiana, foi pioneira no plantio de Rieslings e Chardonnays na Peninsula de Niagara, em 1978. A empresa é familiar e Leonard Pennachetti, que junto a seu pai teve o primeiro impulso de se estabelecer na região, tem uma cunhada que pertence a uma família de vinhateiros da região do Mosel, na Alemanha.

OS VINHOS

Pinot Noir 2009

Rubi muito claro, absolutamente translúcido, lágrimas fartas, rápidas e finas. Aromas de frutas confeitadas, presença de levíssimo tostado, notas florais e algo de chocolate. Seco, boa acidez, bem refrescante, álcool equilibrado, corpo leve a médio, taninos quase imperceptíveis, delicados e finos, aromas de frutas vermelhas e persistência média. Boa tipicidade, elegância, um vinho saboroso e delicado.

Nota: 87/100 pts.

Casa Flora (R$ 94)

Riesling 2009

Amarelo-palha, límpido, lágrimas numerosas e rápidas. Aromas de abacaxi, pêssegos frescos, acento mineral evidente (petrolado), notas florais. Na boca tem uma acidez que beira o cortante, excepcional, sem ser acídulo. Álcool equilibrado, paladar confirma aromas e deixa um final de persistência relativamente curta, com uma sensação adocicada, quase off-dry. Um conjunto de muito boa tipicidade nas avaliações dos aspectos visual e olfativo, paladar de excelente acidez, porém um pouco curto.

Nota: 86,5/100 pts.

Casa Flora (R$ 82)

 

Texto e avaliações do eminente colaborador André Logaldi
(Visited 259 times, 259 visits today)

2 thoughts on “Vinhos Cave Springs – Niagara Peninsula – Canadá”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *