Os vinhos mais comprados pelos lares portugueses em 2015 foram os vinhos do Alentejo. De acordo com os dados da Nielsen, 51% das famílias compraram vinhos alentejanos, que mostram a mais positiva dinâmica de mercado entre as várias regiões.

vinhos

Em termos de volume, a região subiu 15% em relação a 2014, para os 41,1 milhões de litros, que significam vendas no valor de 120,5 milhões de euros. As marcas de fabricante dominam as vendas desta região vitivinícola com 93% de quota de mercado.

Na segunda posição encontra-se a região dos vinhos Verdes, que no último ano atingiu os 39,9 milhões de euros em valor, uma subida de 3% face ao ano transato. 28% dos lares nacionais compraram esta categoria no último ano, mostrando um gasto médio de 4,74 euros em cada visita ao ponto de venda.

Comprados por 21% das casas portuguesas, os vinhos produzidos no Douro em 2015 subiram 11% em volume para um total de 6,2 milhões de litros em vendas. Em valor, atingem os 29,5 milhões de euros, sendo que as marcas de fabricante lideram o mercado com 92% de quota.

Pouco abaixo daquele valor de vendas fica a região de Setúbal, que conquistou uma subida de 2% para os 27 milhões de euros em vendas ao longo do mesmo período. No total, 9,7 milhões de litro de vinhos desta categoria foram comprados por 24% dos lares em Portugal Continental. As marcas próprias foram as únicas a perderem vendas, reduzindo a quota de mercado para apenas 7%.

As produtoras vitivinícolas localizadas na região de Lisboa foram as que viram as vendas crescerem mais em valor, revelando um aumento de 18% para os 6,9 milhões de euros. Com um total de 2,6 milhões de litros vendidos no ano passado, um crescimento de 7%, estes vinhos chegaram à mesa de 14% das famílias portuguesas em 2015. Os fabricantes lisboetas detêm uma quota de mercado assente nos 92%, que contrasta com a de 8% atribuída às marcas próprias.

Marcas próprias perdem quota de mercado –

Os vinhos de marcas próprias apresentam uma tendência de perda de quota de mercado, que atravessa quase todas as regiões do País. A produção própria no Tejo é a que mais perde vendas, caindo 28% para uma quota de mercado de 22%, registrada em 2015. No total, os vinhos desta região caíram 7% em volume de vendas para os 2,9 milhões de euros.

Apesar disso, são os vinhos estrangeiros que piores resultados conseguem. No último ano, as marcas próprias desceram 49%, em termos homólogos, para uma quota de mercado de 30%. Já os fabricantes perderam 18% das vendas, numa categoria que caiu 32% em valor para os 4,6 milhões de euros.

Entre as categorias nacionais, os vinhos das Beiras apresentam os piores resultados, a todos os níveis. A região caiu 31% em volume e em valor em 2015, face ao ano anterior.  No total foram vendidos 316,2 mil litros, no valor de 587,6 mil euros. Enquanto as marcas próprias perdem 23% em vendas, as de fabricante recuam 37%, detendo ainda assim 52% da quota de mercado, entre as marcas da categoria das Beiras.

Fonte: http://www.hipersuper.pt/2016/02/19/vinhos-do-alentejo-sao-os-preferidos-dos-portugueses/             –    Portugal, 19 de Fevereiro de 2016 por Ana Catarina Monteiro –

(Visited 150 times, 150 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *