DSCF4642 (800x450)

 

No primeiro semestre deste ano este escriba “sponte propria” visitou algumas vinícolas chilenas. Uma delas foi a La Junta/Korta Wines, em Sagrada Familia, Vale de Curicó, há pouco mais de 2oo km da Capital do Chile, Santiago. A seguir imagens e descrições dos vinhos que já contam com regular importação para o Brasil.

 

Sauvignon Blanc elaborado com uvas cultivadas numa dos setores mais frescos do Vale de Curicó. O resultado é um branco refrescante, de boa acidez e boa concentração de sabor.
Sauvignon Blanc elaborado com uvas cultivadas numa dos setores mais frescos do Vale de Curicó. Tem apenas 12,5% de álcool. O resultado é um branco refrescante, de boa acidez e boa concentração de sabor.

Viña La Junta está localizada no vale de Curicó perto da costa, no Fundo Santa Ana Peteroa, Sagrada Familia. Está a 35º de latitude sul e se estende desde o pé  da Cordilheira dos Andes até a costa do pacífico. É um vale de origem aluvial, com solos de textura franca e setores franco-argilosos mais profundos perto da costa. O clima é mediterrâneo semi-árido com uma estação seca prolongada e precipitações que superam os 700 mm ao ano. A excelente amplitude térmica dia – noite que supera os 18ºC  o transforma num vale de privilegiadas condições para o cultivo da videira. Com 120 hectares de vinhedos no Vale de Curicó, a vinícola tem o comando de Antonio Perez Cruz, enólogo plenamente sintonizado com as tendências atuais (menos álcool, menos madeira e mais fruta nos vinhos).

Vinhedos de Carménère, uma das especialidades da La Junta
Vinhedos de Carménère, uma das especialidades da La Junta

 

 

Carménère Amigo Perro. É o "entry level". No Brasil é comercializado por pouco mais de R$ 20 entregando mais qualidade do que se imagina...
Carménère Amigo Perro. É o “entry level”. No Brasil é comercializado por pouco mais de R$ 20 entregando mais qualidade do que se imagina…

 

 

Sauvignon Blanc-Viognier Reserva - imbatível na sua faixa de preço!
Sauvignon Blanc-Viognier Reserva – imbatível na sua faixa de preço!

 

 

Merlot Reserva - tipicidade a toda prova!
Merlot Reserva – tipicidade a toda prova!

 

Reserva Carménère - aqui o nível começa a ficar mais sério!
Reserva Carménère – aqui o nível começa a ficar mais sério, mas se trata de um Carménère bem equilibrado, muito gostoso mesmo!

 

 

Cabernet Sauvignon Reserva - uma escolha confiável
Cabernet Sauvignon Reserva – uma escolha confiável quando se fala em vinho chileno…

 

 

 

Gran Reserva Cabernet Franc - a variedade se adaptou bem no Vale de Curicó.
Gran Reserva Cabernet Franc – a variedade se adaptou  no Vale de Curicó. É dessa região que vem um outro Cabernet Franc muito conhecido por aqui: Valdivieso

 

Escalera 2009 - harmonia, maciez  e equilíbrio num dos melhores tintos do Vale de Curicó.
Escalera 2009 – harmonia, maciez e equilíbrio num dos melhores tintos do Vale de Curicó, blend de diversas variedades.

 

 

 

Escalera (blend)  ladeado da linha Gran Reserva - Cabernet Sauvignon, Franc, Carménère e Petit Verdot
Escalera (blend) ladeado da linha Gran Reserva – Cabernet Sauvignon, Franc, Carménère e Petit Verdot

 

Francisco Korta Bucarey, Rodrigo Valenzuela e Antonio Perez Cruz (Enólogo)
Francisco Korta Bucarey, Rodrigo Valenzuela e Antonio Perez Cruz (Enólogo) são os responsáveis pela elaboração dos vinhos Korta e La Junta, respectivamente.
DSCF4668 (800x450)
Vinhos La Junta – qualidade por preço justo, comercializados no Brasil pela Rede Oba

 

 

(Visited 1.125 times, 1.125 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *