Na avaliação anual de Robert Parker sobre os vinhos chilenos SEÑA 2013 alcança a máxima distinção com 96/100 pontos –

Robert Parker

  • A safra 2013 do primeiro vinho ícone do Chile obteve a mais elevada pontuação na última avaliação da “The Wine Advocate – Robert Parker”.

 

  • Esta pontuação se soma a uma impressionante série de reconhecimentos que o consolidam o Seña como o melhor vinho do Chile.

 

Seña 2013 - 1

Santiago, janeiro de 2016 – Seña, o primeiro vinho ícone de Chile nascido em 1995 da aliança internacional do vinho chileno entre Viña Errázuriz e o legendário vinhateiro californiano, Robert Mondavi, obteve 96 pontos, a pontuação mais alta no último informe anual sobre vinhos chilenos da “The Wine Advocate”, a publicação do afamado crítico de vinhos norte-americano Robert Parker Jr.

Depois de degustar cerca de 900 vinhos provenientes de distintas vinícolas chilenas, viajar pelo país durante duas semanas sem parar, e conhecer e conversar com inúmeras personalidades da indústria do vinho, Luis Gutiérrez, o crítico encarregado de ranquear os vinhos sul-americanos e da Espanha para Robert Parker publicou seu relatório cujo título é “Chile: Think Outside the Box”, onde atribuiu a máxima pontuação ao Seña 2013, descrevendo-o como: “Linear, suculento, agudo e largo, muito saboroso e com taninos muito finos, ligeiramente granulados. Oferece um magnífico equilíbrio, uma proporção clássica e simétrica. Não degustei todas as colheitas do Seña (algum dia…), mas de todas as safras que já provei, esta é certamente a melhor”. Gutiérrez ainda acrescentou ao seu comentário que “degustei a que deve ser a melhor safra do Seña com o enólogo Francisco Baettig, que está fazendo um grande trabalho”.

Equipe Seña, da esquerda para direita: Diego Garay, Diretor Comercial, Eduardo Chadwick, Presidente Loreto Queirolo, Diretora de Marketing e Andrés Izquierdo, Gerente Geral
Equipe Seña, da esquerda para direita: Diego Garay, Diretor Comercial, Eduardo Chadwick, Presidente Loreto Queirolo, Diretora de Marketing e Andrés Izquierdo, Gerente Geral

Esta notável pontuação se soma a uma impressionante série de reconhecimentos alcançados pelo Seña 2013, de parte dos principais críticos de vinhos do mundo. Começando com James Suckling – o crítico de vinhos mais influente do mundo, segundo a revista Forbes – que em julho de 2015 lhe concedeu históricos 99/100 pts., o máximo obtido pela primeira vez por um vinho chileno em rankings internacionais e em setembro o elegeu também como seu “Top N°1 melhor dos Andes” após degustar os vinhos da Argentina e Chile. Além disso, Seña 2013 foi escolhido recentemente como a “Melhor Mescla Tinta” pelo crítico chileno Patricio Tapia em seu festejado guia “Descorchados 2016”. Tudo isso, o consolida como o melhor vinho do Chile.

Eduardo Chadwick, Presidente da Viña Seña salientou: Seña foi criado com a visão de ser um vinho de classe mundial como nenhum outro no Chile e que mudará a forma como o mundo via o vinho chileno. Estou muito contente por estes reconhecimentos. É um marco tanto para Seña como para a história dos vinhos chilenos na nossa busca da excelência, qualidade e reconhecimento do mais alto nível”.

Francisco Baettig, Enólogo de Viña Seña acrescentou: “Fineza e elegância são as palavras que melhor descrevem o Seña 2013, uma mescla perfeita de estrutura, persistência e redondez, com frescura, balanço e intensidade. Estes são os melhores reconhecimentos a toda a equipe de Seña, por todos estes anos de esforço e dedicação.”

Esta nova distinção vem a coroar a exitosa trajetória do Seña desde seu nascimento no Vale de Aconcágua. Este grande vinho chileno tem sido consistentemente reconhecido pelos críticos internacionais por sua extraordinária qualidade, alcançada ao largo de duas décadas de paixão pela excelência, perseverança e inovação.

Seña 2013 - 1

Sobre o Seña

Seña: um sinal para o mundo

Seña é o ponto culminante de uma visão compartilhada entre duas tradicionais famílias vitivinícolas, que se uniram em seus sonhos e esforços para dar vida ao primeiro vinho ícone do Chile.

Em 1995, Robert Mondavi, legendário vinhateiro do Vale do Napa e Eduardo Chadwick, Presidente da Viña Errázuriz, formaram a primeira aliança estratégica internacional do vinho chileno para criar um vinho único chamado Seña. Com este nome, ambas famílias quiseram dar um sinal ao mundo de que o Chile era capaz de produzir um vinho de classe mundial.

Unindo seu espírito inovador e sua paixão pela excelência, buscaram durante quatro anos o terroir perfeito antes de chegar às elevações de Ocoa, no Vale de Aconcágua, a 40 km do Oceano Pacífico.  Em 1997 lançaram Seña então da safra 1995, um assemblage composto por Cabernet Sauvignon, Carménère e Merlot.

Este marco na história do Chile abriu o caminho para o surgimento de outros vinhos Ultra Premium contribuindo para o reconhecimento do Chile como produtor de vinhos de classe mundial.

A busca pela máxima expressão de seu terroir –

Com o propósito de elaborar um vinho da mais alta qualidade almejando a máxima expressão de seu terroir, no ano 2005, Seña adota a agricultura biodinâmica. Isto significou aplicar no manejo de seus 42 hectares, técnicas ancestrais e métodos enfocados a preservar o ciclo de fertilidade e a biodiversidade, mantendo um profundo respeito pela natureza.

Os benefícios das práticas biodinâmicas, que utilizam preparados com ervas e aproveitam os resíduos orgânicos para fertilizar o vinhedo, hão ajudado a fortalecer as raízes e o sistema imunológico das vides, obtendo uvas de qualidade e personalidade únicas, que concedem características distintivas e irrepetíveis ao vinho tinto Seña.

Seña 2013 - 1

Seña 2013 –

Assemblage: Cabernet Sauvignon (58%), Carménère (15%), Malbec (12%), Merlot (10%) e Petit Verdot (5%).

Amadurecimento em barrica: 22 Meses, 75% barricas novas de carvalho francês.

O vinho Seña pode ser encontrado na Calevin, Loja de Vinhos da Granja Viana - Cotia/SP
O vinho Seña pode ser encontrado na Calevin, Loja de Vinhos da Granja Viana – Cotia/SP, em diversas safras, inclusive verticais! www.calevin.com.br

 

A Calevin tem todas as safras numa inédita vertical que começa em 2007 e termina em 2012 - telefone: 4612 4253
A Calevin tem todas as safras numa inédita vertical que começa em 2007 e termina em 2012 – telefone: 11 4612 4253
(Visited 517 times, 521 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *