No período de 7 a 9 de junho de 2019, realizou-se pela segunda vez em São Paulo (Shopping JK Iguatemi 3º Piso) evento aberto ao público “Vinhos de Portugal”, que contou com a participação de 78 produtores de Portugal possibilitando a degustação de mais de 600 rótulos de todas as regiões portuguesas. Organizado por ViniPortugal e Exponor e apoiado pela Instituto de Vinho do Porto e do Douro, CVRDão, CVRAlentejo e diversos veículos da mídia do Brasil. A seguir, as nossas impressões sobre a degustação comandada em 08.06 por Dirceu Vianna Júnior – MW denominada “Vinhos Inesquecíveis do Alentejo:

Régia Colheita DOC Alentejo Reguengos Reserva 2017 – Álcool: 13,5% – Variedades: Antão Vaz (85%) e Arinto – Região: Reguengos de Monsaraz – palha claro com reflexo esverdeado. Aberto nos aromas com notas florais, leve cítrico e pêssego. Boca razoavelmente equilibrada com boa complexidade e médio frescor. Alguma doçura e boa persistência sem amargor. Avaliação: 88-89/100 pts.

Esporão DOC Reserva Alentejo 2017  –  Região: Reguengos de Monsaraz – Álcool: 14,5% – Variedades: Arinto, Roupeiro e Antão Vaz – Palha claro brilhante. Nariz complexo com fruta de polpa branca e especiarias doces. Aqui a acidez consolida a estrutura firme deste untuoso, longevo, concentrado e sempre muito elegante branco alentejano de enorme consistência. Avaliação: 90/100 pts.

Art.Terra Curtimenta Vinho Regional Alentejano 2018 – Variedades: Antão Vaz, Arinto e Viognier – Álcool: 12,5% – Região: Redondo – vinho laranja no qual o período de contato das películas com o vinho é de cerca de seis meses. As uvas foram fermentadas em inox durante seis meses. Analise organoléptica: coloração entre que oscila entre salmão e laranja. Muita fruta vermelha e laranja nos aromas. Na boca sua entrada revelou taninos presentes mas muito macio, rico e fresco, como convém a um Rosé, que termina longo e convidando para uma nova taça. Avaliação: 89/100 pts.

Herdade dos Cotéis Reserva Vinho Regional Alentejano 2017 – Álcool: 16% – Variedades: Syrah e Touriga Nacional – Região: Serpa – tinto estagiado durante dez meses em barricas de carvalho francês e americano. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso com reflexo violáceo em formação. Intenso e aberto nos aromas com notas de frutas vermelhas e negras sobre um fundo tostado e de especiarias. No paladar o taninos presentes confirmam a pegada tipicamente alentejana: personalidade, estrutura e força num vinho poderoso que transmite a sensação de ser menos alcoólico do que verdadeiramente é. Termina longo, persistente prometendo uma boa evolução na garrafa nos próximos anos. Avaliação: 90/100 pts.+

Dorina Lindemann Limited Edition Vinho Regional Alentejano 2014 – Álcool: 14,5% – Importador: Decanter – Variedades: partes iguais de Touriga Nacional e Touriga Franca – amadurecido doze meses em barricas de carvalho francês novo. Violáceo intenso, profundo, sem denotar o peso de cinco anos. Medianamente intenso nos aromas com ameixa, chocolate sobre um leve toque vegetal. Na boca é um vinho imponente, de taninos firmes, intensos e texturados. Acidez plena, álcool integrado, muita concentração e alguma rusticidade final. Tem potencial de evolução na garrafa. Avaliação: 89/100 pts.+

Júlio B. Bastos Grande Reserva Alicante Bouschet DOC Alentejo 2014 – Álcool: 14% – Região: Estremoz – Importador:  P.  P. S. – a Alicante Bouschet é uma variedade originária da França – cruzamento da Grenache com Petit Bouchet – que em Portugal se tornou mais importante do que na sua terra natal, eis que os vinhos produzidos são de excelente tipicidade eis que preservam o seu caráter varietal. Análise organoléptica: quase retinto, exibiu aromas abertos, intensos e muito complexos com frutas negras, tons balsâmicos, cânfora sobre leve vegetal e especiado. Boca no mesmo diapasão: taninos macios num vinho encorpado, concentrado, cheio de camadas e de grande profundidade gustativa. Suculento, prazeroso, marcado por uma deliciosa adstringência, estamos diante de um dos mais fieis representantes da casta em Portugal. Termina longo deixando uma nota de chocolate amargo no retrogosto. Avaliação: 92/100 pts.++

CONCLUSÃO –

O Alentejo é a região de maior extensão territorial de Portugal – são 23.375 ha de vinhedos. Possui uma das maiores exposições solares de toda a Europa. Chove pouco: apenas 600 mm anualmente e o inverno é bastante frio. Há poucas doenças fúngicas na região, que se caracteriza pelo relevo plano com leves ondulações, numa região marcada pela presença de sobreiros e cultivo de cereais. 60% dos tintos alentejanos são elaborados comas variedades Aragonês, Syrah e Trincadeira. A região produz vinhos de todas as modalidades, inclusive fortificados que são elaborados com as castas alentejanas. De maneira simplificada podemos dizer que são dois os estilos dos vinhos produzidos nas oito sub-regiões do Alentejo: os modernos com fruta, exuberância e taninos polidos; os tradicionais com notas de frutas, ervas secas e balsâmicos.

(Visited 583 times, 591 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *