Um novo estudo realizado por pesquisadores do Kings College London descobriu que o vinho tinto pode prevenir a obesidade e baixar o colesterol, mas quanto você precisa beber?

Uma equipe de cientistas publicou um estudo na revista Gastroenterology, alegando que, comparado com cerveja e outras bebidas alcoólicas, o vinho tinto é o mais saudável para o intestino, enquanto que sua ingestão frequente “raramente” pode ajudar a reduzir o colesterol e manter a obesidade sob controle. Pesquisadores do Kings College London exploraram os efeitos da cerveja, sidra, vinho tinto, vinho branco e destilados no microbioma intestinal (doravante denominado GM) e subseqüente saúde em um grupo de 916 mulheres gêmeas no Reino Unido. O microbioma é a coleção de microorganismos em um ambiente particular. Um desequilíbrio dos “bons” micróbios em comparação com os “maus” no intestino pode levar a resultados adversos à saúde, como sistema imunológico reduzido, ganho de peso ou colesterol alto. O microbioma intestinal de uma pessoa com um número maior de espécies bacterianas diferentes é considerado um marcador da saúde intestinal. Eles descobriram que o GM de bebedores de vinho tinto era mais diversificado em comparação com os que não bebiam vinho tinto, mas a mesma diversidade não era vista naqueles que bebiam vinho branco, cerveja ou bebidas destiladas.

Embora existam muitos estudos publicados controversamente ligando o vinho tinto à boa saúde do coração, as novas descobertas mostram que o consumo moderado de vinho tinto pode estar ligado a uma maior diversidade e microbiota intestinal mais saudável, o que por sua vez explica o “longo debate benéfico dos efeitos do vinho tinto tem sobre a nossa saúde”, de acordo com a Dra. Caroline Le Roy, a primeira autora do estudo. Os mesmos resultados foram observados em três diferentes grupos de teste no Reino Unido, EUA e Holanda. Os autores disseram que também levaram em conta fatores como idade, peso, dieta regular e condição socioeconômica dos participantes e continuaram a ver a associação. “Este é um dos maiores estudos já realizados para explorar os efeitos do vinho tinto nas entranhas”, disse o professor Tim Spector, principal autor do estudo. Os pesquisadores acreditam que o motivo da associação é devido aos níveis de polifenóis no vinho tinto. Os polifenóis, como os antioxidantes, são substâncias químicas de defesa naturalmente presentes em muitas frutas e vegetais. Implica que o álcool tem benefícios para a saúde, obviamente, e que tem também implicações éticas, mas Spector disse que este estudo mostra que os altos níveis de polifenóis nas cascas da uva “poderiam ser responsáveis por muitos dos controversos benefícios para a saúde quando usados com moderação”.

O estudo também descobriu que o consumo de vinho tinto estava associado a níveis mais baixos de obesidade e ao colesterol “ruim”, em parte devido à microbiota intestinal. Le Roy acrescentou que, se você deve escolher uma bebida alcoólica, o vinho tinto é o preferido, já que parece ter “um efeito benéfico sobre você e seus micróbios intestinais, que por sua vez também podem ajudar no peso e no risco de doenças cardíacas.” O debate sobre os potenciais benefícios para a saúde do vinho tinto abrange uma ampla gama de áreas. Tem sido associada à prevenção do câncer, afastando o diabetes e até mesmo a uma melhor saúde mental, graças à presença de alguns compostos nas cascas das uvas tintas, como polifenóis e resveratrol. Presente na pele e nas sementes das uvas tintas, o composto químico resveratrol está associado a uma série de benefícios à saúde e está sendo considerado como um suplemento para manter os astronautas em forma no espaço. No entanto, seria uma simplificação dizer que o vinho tinto é inerentemente bom para você. A ingestão semanal recomendada de álcool do NHS é de 14 unidades. Um copo grande (250 ml) de vinho tinto de doze por cento de álcool tem cerca de três unidades de álcool. Um copo médio (175 ml) tem cerca de duas unidades. Um copo grande pode conter cerca de 228 calorias, de acordo com Drinkaware, quase o mesmo que um pedaço de bolo !

Le Roy acrescentou que eles descobriram que os indivíduos que estavam “bebendo vinho tinto de vez em quando, como por exemplo uma vez a cada duas semanas”, estavam bebendo o suficiente para ter um efeito positivo na saúde intestinal. “Ainda é aconselhável consumir álcool com moderação”, disse ela. O projeto da microbiota TwinsUK foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Britânico.

Por  Edith Hancock em 28 de agosto de 2019

Fonte: resumo de https://www.thedrinksbusiness.com/2019/08/is-red-wine-really-good-for-your-gut/

Crédito da imagem de abertura: mihailomilovanovic/iStock

(Visited 190 times, 197 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *