Há diversos tipos de Vinho do Porto e todos são vinificados da mesma maneira. Ainda assim, cada um tem sua peculiaridade. O melhor é dividir os vários estilos em duas categorias principais, de acordo com o tipo de envelhecimento. Uma delas destaca o efeito da madeira sobre o vinho, como no caso do Tawnies. A outra favorece a fruta, a exemplo do Ruby, LBV e do Vintage.

O artigo é da lavra do especialista ao final mencionado. Integra um dos volumes da coleção “Adega Veja – coleção Vinhos do Mundo”. Esclareço que o texto abaixo apenas dá noções básicas e não pretende exaurir a matéria nele contida. Vale à pena dar uma olhadinha, senão vejamos:

Porto Tawny – é o vinho do Porto corrente, obtido por lotes de vários vinhos semelhantes, envelhecido por cerca de três anos em barricas menores. O nome em inglês faz referência a alourado, pois sua cor vai clareando com o tempo, devido à oxidação pelos poros da madeira.

Tawnies com indicação de idade – são vinhos de categoria superior, de diferentes colheitas, envelhecidos em barricas menores, cuja idade média é indicada nos rótulos, nas versões 10, 20, 30 e 40 anos.

Fonte: Curso de Vinhos Fortificados, por José Maria Santana – Adega Veja, Coleção Vinhos do Mundo.

O Porto Niepoort Tawny harmoniza com doces, mas o segredo é que a sobremesa não seja mais doce que o vinho.

Sobre Niepoort –

Cinco gerações da família Niepoort vêm estocando vinhos num armazém apertado no coração de Vila Nova de Gaia desde que a empresa foi fundada em 1842. Apesar de sua boa reputação apoiar-se nos Tawnyes antigos e colheitas, toda a gama de vinhos é excelente – dos simples rubis aos excelentes portos vintage – que são vendidos em pequenas quantidades. Atualmente, Dirk Niepoort também se dedica à produção de alguns vinhos não fortificados impressionantes, cheios, concentrados, sob os rótulos Redoma, Charme e Batuta. Fonte: Coleção Veja Vinhos do Mundo – volume 10 – Portugal e Grécia

Degustação –
Porto Niepoort Tawny – Álcool: 20% – Variedades: Touriga FrancaTinta RorizTinto CaoTinta BarrocaTinta AmarelaSouzaoTinta FranciscaTouriga Nacional – importador: Vinci (descontinuado) – preço: R$ 100,86 – cor intensa, com alguma profundidade: vermelho-rubi com discreto reflexo violáceo sem denotar idade. Paleta de aromas complexos com notas florais (violetas), frutas pretas e vermelhas maduras, mentol sobre uma discretíssima nota alicorada com ampla sustentação na taça. Na boca, sua entrada revelou um vinho redondo, de taninos finos, delicados, elegantes com seu sabor untuoso caracterizado por deliciosas notas de amêndoas, figos é um discreto toque de tabaco. Álcool (20%) integrado. O final é surpreendentemente longo e, sobretudo prazeroso. Avaliação: 90/100 pts.
(Visited 406 times, 414 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *