Montes Alpha Merlot 2003 – 91/100 pts. de Saul Galvão

Vale de Colchágua

Atualmente, a Viña Montes possui vinhedos em diversas regiões do Vale de Colchágua. A maioria das vinícolas está estabelecida na região central do vale, perto da cidade de Santa Cruz, onde predomina o clima quente. Na região denominada “Cordilheira da Costa”, prevalece o bloqueio das brisas frias do Pacífico. Degustar vinhos da mesma cepa dessas regiões é um exercício interessante. Uvas como Carménère e Syrah preferem as regiões mais quentes, no centro do Vale. Todavia, em regiões como Lolol, apenas 15 km em linha reta do Pacífico, a branca Viognier e a tinta Syrah também apresentam bons resultados. Em Angostura, região em que a Cordilheira dos Andes se une à Cordilheira da Costa, através de seus cordões montanhosos, a Merlot pontifica ao lado das brancas Sauvignon Blanc, Sauvignon Gris e Chardonnay. Los Lingues, fica aos pés da Cordilheira e cepas como Carménère, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot se beneficiam desse terroir único, porque os vinhedos estão localizados num abertura entre as duas cordilheiras.

 Chile

Avaliação de Saul Galvão (morto em 09.09.2009), na época de lançamento dessa safra (2006) – “Um grande vinho, que evoca e pode ser comparado a bons Bordeaux, notadamente Pomerol. Ele vem de um vinhedo privilegiado da região de Colchagua, chamado de Apalta. O jornalista chileno Patrício Tapia fez uma lista dos grands crus, dos vinhedos clássicos. São eles: Quebrada de Macul, Tocornal e Alto Jahuel (no Maipo); Apalta (Colchágua); e Panquehue (Aconcágua). Este vinho encanta do começo ao fim e tem ótima relação qualidade-preço. Aroma potente, com toques de queimado e de especiarias (canela). Na boca, um exemplo de equilíbrio e, principalmente, elegância, um conceito difícil de definir e fácil de se perceber num vinho destes. Muita fruta madura, geléia. Mais do que pronto para o consumo. Final excelente, com algo de especiarias e toques de café, de alcaçuz. Cotação: 91/100 pts.”

As novas Denominações de Origenm chilenas formaram a tônica do evento
As novas Denominações de Origenm chilenas formaram a tônica do evento

Degustação

Montes Alpha Merlot 2003 – uvas: Merlot (90%) e Carménère (10%) – álcool: 14% – região: Colchágua – preço – R$ 66 (safra atual 2007 – R$ 77) – Importador: Mistral (tel 011 3372 3400) – rubi violáceo intenso, profundo e com discretíssimo halo granada nas bordas. Aromas complexos com notas de especiarias, ameixas, baunilha e uma ponta de violetas. Na boca é um vinho no auge da evolução, com taninos macios, redondos e aveludados. Apesar dos sete anos ainda exibe frutas negras – ameixas e framboesas. Madeira perfeitamente integrada. Um pouco curto, tivesse mais corpo e concentração seria um verdadeiro expoente da cepa no Chile. Mesmo assim, é um bom exemplar de Merlot. Termina suave e deixa uma nota picante no fim-de-boca. Avaliação: 88/100 pts.

(Visited 119 times, 119 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *