A chegada na Bodega Casa Filgueira, localizada no km 7 da Ruta 81, Riberas del Río, Santa Lucia, setor oeste do Depto. de Canelones, foi emocionante. A bandeira do Brasil estava hasteada, eis que na mesma semana outros brasileiros já haviam sido recebidos. Esse sinal de respeito e amizade ficará gravado na nossa memória por muitos anos!
Sebastián Delorrio, do Marketing da vinícola, ao lado de um vinhedo de Sauvignon Gris, uma das cepas emblemáticas da Casa Filgueira, eis que a fama deste vinho transcende fronteiras !

O encarregado de marketing Sebastián Delorrio e Alan Lupinacci Veltman, do depto. de Comércio Exterior

Sebastián Delorrio, Encarregado de Marketing, Jeriel e Alan Lupinaccio Veltman, do Depto. de Comércio Exterior
Vista da Bodega
As instalações da Casa Filgueira chamam a atenção pela quantidade de equipamentos modernos
Barricas de carvalho francês e americano para amadurecimento dos vinhos da Bodega Casa Filgueira, representada no Brasil pela Decanter
O Sauvignon Gris continua sendo um dos destaques dessa vinícola porque é um vinho de ótima tipicidade por preço realista.
Os vinhos da Bodega Filgueira contam com nova apresentação, moderna e atraente
Garrafão (damajuana) de três litros de Tannat produzido pela Filgueira: o mercado interno corresponde à cerca de 60% do faturamento

Da esquerda para direita: Casa Filgueira “Estirpe Super Premium” 2004, Reserva Merlot 2007, Reserva Tannat 2007, Tannat 2009, Sauvignon Gris Reserva 2008 e Sauvignon Gris 2010

A Bodega Filgueira é uma empresa familiar estabelecida há quase um século no Departamento de Canelones e atualmente é conduzida por Martha Chiossoni, esposa de José Luiz Filgueira, filho do fundador da bodega. Seus vinhedos totalizam 46 hectares, dispostos em torno da cantina. A tecnologia disponível é uma das mais modernas do país e sua assessoria enológica conta com a atuação do festejado Pascoal Marty. A vinícola faz parte da rota “Descubra Las Bodegas Familiares de Uruguay” e as visitas poderão ser agendadas através do telefone +598 2 336 6868 com Sebastián Delorrio ou através do e-mail sdelorrio@bodegalgueira.comwww.bodegalgueira.com

A Bodega Filgueira atualmente exporta 40% de sua produção (somente vinhedos próprios) para Brasil, México, EUA, Canadá, Polônia, Eslovaquia e Espanha. Possui cinco linhas de produtos, à saber: Patio Sur, Reserva Familiar, Premium, Reserva e Super Premium. Apenas para informar, produz cinco Tannats e três Sauvignon Gris: Premium (24 meses em carvalho), Reserva (18 meses) e Clássico (sem madeira). É detentora de “Certificado de norma ISO 1.400 – Gestão do meio ambiente”.

Segundo Sebastián Delorrio, a bodega foi criada em 1927 pelo imigrante espanhol (Galícia) Don Manoel Filgueiras que foi sucedido por seu filho José Luiz Filgueiras, médico-cirurgião cardiovascular. Um marco importante se deu no ano 2000 com a inauguração da nova bodega, apta para produzir vinhos de qualidade denominados no Uruguai por VCP. A Casa Filgueira é a única vinícola no Uruguai que possui a Vinomatic, equipamento que permite a maceração à frio de uvas como Sauvignon Gris e Tannat. Piletas de concreto com revestimento de époxi ainda são utilizadas para conservação de vinhos tintos, principalmente para o “licor de tannat”. Por último, cabe destacar que toda água utilizada na bodega é tratada com O3 – Ozônio. De modo que a lavagem das piletas assim como toda água da limpeza é purificada, o que garante a assepsia da adega item importante na elaboração para preservar a qualidade dos vinhos.

Abaixo segue a descrição de cada um dos vinhos degustados:

Filgueira Sauvignon Blanc 2010 – álcool: 13% – palha claro com reflexo esverdeado. Aromas com prevalência de notas vegetais (típicas da casta no Novo Mundo) sobre frutas tropicais como maracujá e lima. Limpo e redondo, termina sem arestas, com destaque para seu frescor. Para ser consumido já ou ao longo de 2011 ou pouco mais de tempo, tudo depende da conservação.

Filgueira Sauvignon Gris 2010 – álcool: 13,5% – Como sabemos, a Sauvignon Gris, originária do Sul da França, é uma mutação natural da Sauvignon Blanc. Atualmente é a cepa branca emblemática dessa casa vinícola que exibe um invejável manejo dessa casta. Poucas vinícolas na América do Sul conseguem vinificá-la tão bem como a Bodega Cisplatina Filgueira. Cor mais intensa do que o exemplar anterior. Nariz aberto com destacadas notas de marmelo sobre delicadas notas florais e algum vegetal. Na boca é um vinho denso que exibe um delicioso frescor com a confirmação das notas olfativas. Intenso, termina limpo e redondo. Pode evoluir na garrafa.

Filgueira Sauvignon Gris Reserva 2008 – álcool: 14% – cor mais intensa do que o exemplar anterior. Um dos fatores é a passagem por barrica francesa por até 18 meses, para lhe conferir complexidade. Exibiu aromas mais fechados mas compensou no palato com mais complexidade e a madeira é mais integrante e não a protagonista. Sebastián Delorrio disse que esse vinho evoluirá positivamente na garrafa nos próximos anos.

Filgueira Tannat 2009 – álcool: 13% – Rubi violáceo intenso. Frutas negras no nariz com destaque para ameixa e framboesa. Na boca taninos macios contrabalançados por boa fruta, sem rusticidade. Termina limpo e redondo.

Filgueira Reserva Merlot 2007 – álcool: 13% – Rubi violáceo intenso. No nariz notas de ameixas e baunilha. Na boca apresenta taninos presentes de qualidade muito boa. Denso e carnudo, tem perfil distinto dos Merlots brasileiros da Serra Gaúcha. Aqui temos um Merlot que desafia carnes assadas que não sejam muito gordurosas. Sua tipicidade é um dos destaques, eis que somente no Brasil a Merlot consegue obter algum destaque, não o suficiente para ser alçada à condição de “uva-símbolo”. Na Argentina só é utilizada para cortes e no Chile, com a ascenção da Carménère, Syrah e agora Pinot Noir, deve seguir o mesmo caminho.

Filgueira Reserva Tannat 2007 – álcool: 13,5% – Rubi violáceo intenso e profundo. Aromas terrosos sobre frutas negras. Taninos redondos. Fruta integrando-se à madeira. Carnudo e mastigável, tem estilo entre o tradicional e o moderno. Boa tipicidade. Termina persistente e deixa uma nota herbácea no retrogosto.

Filgueira Super Premium Estirpe 2004 – álcool: 13,5% – Rubi violáceo intenso, profundo com halo granada em formação. Assemblage de quatro partes iguais de Cabernet Sauvignon, Franc, Merlot e Syrah. Aromas finos com notas de cassis, pimentão, especiarias e tostado. Na boca confirmou esses aromas, com taninos polidos, fruta em evidência, acidez mediana e ótima concentração de sabor. Seu estilo evoca um Bordeaux, quem sabe até um “Cru Bourgeois”. Um grande vinho Uruguaio, mas muito pouco conhecido no Brasil. Custa R$ 85 na Decanter. E vale! À Conferir. Ressalto que foi previamente decantado.

(Visited 1.783 times, 1.783 visits today)

8 thoughts on “Uruguai: Bodega Casa Filgueira”

  1. Boa tarde!

    Onde aqui no Brasil posso comprar Vinhos Filgueira?
    Apesar de eu também ter o sobrenome parecido com a marca do vinho gostei do anúncio na internet.
    Filgueiras MOV

    Aguardo retorno.
    Grato.

  2. Aonde encontro o vinho “sauvignon gris reserva 2008 ou 2009 ou 2010 no estado de Minas Gerais no Brasil?
    Ou então, posso comprar de vocês por telefone?? Ou pela internet??
    Grata!!

  3. Adotei o Tannat filgueira 2007 Reserva o meu vinho predileto.
    Os 18 meses de barrica de carvalho lhe conferem um sabor especialissimo.
    Indico este vinho a todos os meus amigos e os mais intimos sao convidados a degusta-lo!

    1. Gustavo,

      A Casa Filgueira realmente produz vinhos de excelente nível de qualidade e o melhor, por preços justos.
      O seu depoimento é importante, eis que muita gente, por desconhecimento ignora o nível qualitativo dos caldos uruguaios.

      Bom Natal e grato pela participação

      Jeriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *