Sobre a região de origem das uvas: Vale de Casablanca. Este vale foi “descoberto” por Pablo Morandé há vinte e nove anos (1982), ao buscar terroir com baixas temperaturas para o cultivo de variedades brancas (Sauvignon Blanc, Chardonnay e outras) e da tinta Pinot Noir. Pablo notou que este vale tinha muita semelhança com a zona de Carneros, na Califórnia e obteve inequívoco êxito, sendo apontado como o grande responsável pela modernização da vinicultura chilena. Seu solo é bem drenado, com encostas suaves e forte influência marítima e com amplitude térmica.

 

Degustação

Cono Sur Pinot Noir  2006 – álcool: 14% – região: Vale de Casablanca – preço: R$ 95 – importador: Expand – elaborado com uvas do vinhedo “El triangulo” pelo enólogo Adolfo Hurtado, exibiu cor violáceo com nítido reflexo granada límpido e brilhante. No nariz aromas unidimensionais com destaque para uma nota de caramelo sobre um fundo levemente herbáceo. Na boca taninos macios, média acidez, álcool generoso completando um conjunto de grande fluidez mas de pouca tipicidade, o que chega a causar alguma espécie eis que a vinícola sempre se notabilizou no Chile por elaborar Pinots corretos e de alguma tipicidade no Novo Mundo.  A total ausência de fruta também foi notada. Será problema de conservação da garrafa?  A impressão deixada foi essa! Avaliação: 86/100 pts.

(Visited 143 times, 143 visits today)

2 thoughts on “Cono Sur 20 Barrels Pinot Noir 2006”

  1. Sem preconceito com os pinot sul-americanos, mas um dos elementos preliminares é seu teor alcoólico ( 14% ), significa na minha opinião um vinho totalmente desequilibrado para este tipo de casta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *