A variedade Primitivo –

Cepa tinta, tem este nome por florescer cedo, com os frutos amadurecendo antes de outras cepas. A colheita se dá entre final de agosto e início de setembro. É cultivada nos vinhedos tradicionais como pequenas árvores sem suporte, tendo se transformado de um vinho para cortes, por sua estrutura e teor alcoólico, em um vinho tinto de personalidade e prestígio. Corresponde à Zinfandel, conhecida cepa da Califórnia. A relação entre elas se deu por acaso em 1967, quando, ao provar o vinho Primitivo na Puglia, o Professor californiano Austin Goheen achou-o muito similar ao Zinfandel. Análises ampelográficas e de DNA confirmaram a correspondência genética, são idênticas, como irmãs gêmeas. A Zinfandel é uma casta idêntica à primitivo quanto ao DNA, mas distinta do ponto de vista ampelográfico.

 

 
Sobre o Sul da Itália –

A região como um todo também é conhecida como “Mezzogiorno” e, nos últimos anos muitas vinícolas optaram por arrancar vinhedos para fazer vinhos comercialmente viáveis, eis que a maior parte dos produtores da região sempre se importou com a quantidade. Os solos são pobres em matéria orgânica e rico em minerais – o que resulta num dos melhores vinhos italianos desde os romanos.


 

Características Climáticas: Clima mediterrâneo, muito quente. O meso-clima das colinas é moderado pelos ventos ”tramontana” que sopram do Adriático, vindos do norte. Além disso, têm um efeito controlador da umidade ”salgada” do vento ”scirocco”, proveniente do sul.

 

Itinera Primitivo é importado por Terra Vinis – Blogdojeriel.jpg

Degustação –

Itinera Prima Classe Salento IGP Primitivo 2016 – Álcool: 14% – região: Puglia – importador: Terra Vinis – Preço: R$ 99 – vermelho-rubi intenso com reflexo púrpura. Aberto nos aromas com notas de frutas confitadas, ameixa, especiarias sobre um fundo que recorda uva-passa. Na boca a maciez dos taninos chama a atenção. São doces na medida certa. O corpo é bom e a salivação indica boa acidez. Tem fruta, tem balanço e tem equilíbrio consolidando um tinto solidamente estruturado. É o tipo de vinho que convida o degustador a beber e a pensar sobre a sua origem (vide acima). Além disso tem um toque de madeira lhe confere personalidade. Cresceu à mesa. Outro destaque e a sua tipicidade. Um vinho com tudo no lugar certo. Termina longo, intrigante, sem arestas. Avaliação: 89-90/100 pts.

(Visited 528 times, 528 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *