No dia 26.11.2018, a importadora Devinum que representa no Brasil os vinhos espanhóis Miguel Torres e outras marcas, promoveu seu primeiro “Devinum Wine Tasting”, no Hotel Unique, em São Paulo. Houve a presença de nove produtores, alguns deles: Torres Espanha, Torres Chile, Baron Phillippe França e Chile, Narbona, Zonin, Symington. Os vinhos do Uruguai Narbona foram representados por Fabiana Bracco, que fazia considerações enquanto provavámos as amostras, todas aprovadas por sinal.

Sobre a Bodega Narbona –

Bodega Narbona tem uma extensão de 50 hectares localizados na estância original de 1909 onde Juan de Narbona fundou uma das primeiras bodegas do Uruguai. Fieis à tradição, em 1990 o prédio denominado “casco” foi reciclado, em 1998 se inicia a plantação de vinhedos e em 2010 foi iniciada a construção de uma nova bodega dentro do casco original para a elaboração exclusiva de vinhos de alta gama. Também conta com pequenas extensões de árvores frutíferas que convivem com vinhedos destinados à elaboração de compotas e xaropes assim como a produção de biscoitos, queijos, massas e azeite de oliva. Atualmente, os vinhedos da Bodega Narbona contam com aproximadamente 15 hectares principalmente de Tannat, mas também de Pinot Noir, Petit Verdot, Viognier e Syrah. Está localizada na Ruta 21, km 268, Carmelo, na região de Colonia, telefone +598 4540 4160, e-mail de contato: fabiana.bracco@narbona.com.uy No Brasil, os vinhos são encontrados na importadora Devinum – www.devinum.com.br – tel. 11 2532 7201 – São Paulo/SP.

Narbona Puerto Carmelo – BlogdoJeriel.jpg

Narbona Puerto Carmelo Sauvignon Blanc 2017 – Álcool: 12,5% – da excelente safra 2017, seu estilo está mais para Sancerre do que para Novo Mundo. Macio, fresco e de boa densidade, tem na tipicidade e no frescor atlântico suas maiores virtudes. Na taça palha esverdeado brilhante. Nariz aberto, envolvente, intenso, cítrico, mineral e ligeiramente esfumaçado. Os vinhedos estão apenas a 5 km em linha reta do mar, o que molda o caráter deste clássico Sauvignon Blanc. Denso, fino, elegante, termina sem arestas. Avaliação: 90/100 pts.

 

Narbona Puerto Carmelo Tannat – Blogdojeriel.jpg

Narbona Puerto Carmelo Tannat 2015 – Álcool: 13,5% – vermelho-rubi com reflexo violáceo. Nos aromas o acento vegetal típico da variedade sobre uma nota de ameixa. Na boca os taninos se fazem notar sem incomodar. Uma ponta de álcool que não tem o condão de desequilibrar o conjunto. Acidez a pedir comida. Enfim, um Tannat típico, que deve crescer à mesa. Termina seco, com boa persistência. Nesta edição está mais macio e elegante do que nas safras anteriores. Avaliação: 89/100 pts.

Narbona Pinot Noir 2015 – Blogdojeriel.jpg

Narbona Pinot Noir 2015 – Álcool: 12% – A Enóloga Valeria Chiola elaborou esse vinho utilizando diferentes clones de Pinot Noir, vinificados separadamente e amadurecidos por oito meses em barricas de carvalho francês. O resultado é um tinto de cor típica, de aromas frutados, taninos macios, elegante e de complexidade única, provavelmente um dos expoentes da cepa no Uruguai. Avaliação: 89/100 pts.

Narbona Tannat Roble 2014 – Álcool: 14% – profundo na cor, complexo no nariz com frutas negras, caramelo e um toque terroso. Na boca taninos firmes, os quais encontram contraponto na acidez e no álcool que estão sintonizados entre si. Aqui a fruta também assume a dianteira, mas o fim-de-boca recomenda mais algum tempo na garrafa para o completo afinamento do conjunto. Tem notas de chocolate aportadas por sua passagem em barricas. Concentrado, temrina persistnete. Avaliação: 89-90/100 pts.+

Narbona Blend 002 safra 2014 – Álcool: 13% – Variedades: Cabernet Franc e Tannat – preço médio: R$ 120 – de cor impenetrável, a tingir a taça. Aberto e sobretudo complexo nos aromas com notas de uvas passificadas, vermute, geleia de framboesa sobre uma nota defumada. Na boca a plena subscrição do nariz, com taninos de grande envergadura sem incomodar,  generoso no álcool, acidez correta assim como a madeira (14 meses de amadurecimento em carvalho francês) que não se sobrepõe à fruta. Enfim, um tinto de grande concentração num estilo que lembra os Amarones do Vêneto. Final longo, de longa persistência. Um vinho para grandes ocasiões! Avaliação: 91/100 pts.++

Fabiana Bracco!!!

Foto de abertura: Fabiana Bracco e Nubia Sales.

(Visited 642 times, 667 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *