Em novembro de 2018, o Escritório do PROCHILE em São Paulo, órgão subordinado ao Ministério das Relações Exteriores da República do Chile, promoveu degustação denominada “Tasting de Vinhos Chilenos – Vale do Colchágua – São Paulo”, com a presença da Diretora Comercial Maria Julia Riquelme e de Álvaro Camargo. Mais de dez produtores chilenos dos Vales de Cachapoal e Colchagua participaram do evento. Nesta oportunidade destaco os vinhos da Viña Butrón Budinich (Av. La Compañia #03006 Rancagua, Vale de Cachapoal, Región del Libertador Bernardo O’Higgins – info@bbwinery.cl e josebutron@bbw.cl), projeto que tem por foco a produção de vinhos brancos e tintos de diversas categorias: Varietal, Reserva, Gran Reserva, Premium, Ultra Premium, Bag in Box, garrafas 375 ml, 750 ml e 1,5 litros, que se fez presente na pessoa do acessível José Butron.

Sobre a Viña Butron Budinich –

Vinícola fundada em 1938 pela família Butron de origem espanhola. Os vinhedos localizam-se no Vale de Cachapoal (que integra o Vale de Rapel) a 80 Km de Santiago do Chile. É uma empresa familiar que resgata o legado e a tradição da família fundadora, além das benesses do terroir chileno que propicia a produção de vinhos de alta qualidade, utilizando alta tecnologia e a melhor matéria-prima, com a experiência de três gerações ligadas à vinicultura. Em 2004, a empresa decidiu desenvolver nova estratégia comercial divulgando uma imagem mais moderna e lançando novas marcas. Sob a marca “Cumbres Andinas”, existem duas linhas de vinhos de alta qualidade, a Vineyard Selection e Reserva, que inclui Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot e Malbec. A linha Vineyard Selection inclui  Pinot Gris, Pinot Noir e Chardonnay, bem como as variedades anteriores. O encorpado Malbec Reserva, por exemplo, uma das estrelas dessa vinícola, é produzido com vinhas de mais de 40 anos, amadurece em barricas de carvalho francês e tem grande a personalidade. Também chamou atenção o Cadencia Gran Reserva, corte de Carignan e Petit Verdot. Essa vinícola está à procura de importador no Brasil, mas num passado recente já esteve por aqui: era trazido pela saudosa importadora Vinea, de Walter Fonseca. Algumas premiações:

Catad’or Grand Hyatt 2006: Medalla de Plata. Malbec Reserva 2004 – Wines of Chile Awards 2007: Medalla de Plata. Cabernet Sauvignon Reserva 2005 – Wines of Chile Awards 2007: Medalla de Bronze. Malbec Reserva 2005 – Wines of Chile Awards 2007: Medalla de Bronze. Carmenere Reserva 2005

Sobre o Vale de Cachapoal –

É um lugar de longa tradição vinícola no Chile, mas provavelmente sem o prestígio de outros vales como o Maipo e Colchágua. Todavia, estamos diante de um dos melhores terroirs para vinicultura do Chile e está localizado a apenas 80 quilômetros ao Sul da cidade de Santiago. Ocupa a parte setentrional do vale de Rapel, enquanto o vizinho meridional é Colchágua. Embora por muito tempo se tenha falado só de Rapel, pouco a pouco ambos foram se desligando dessa vizinhança a ponto de já muitos poucos rótulos falarem em um Rapel genérico. Existe lógica por trás dessa divisão, porque as diferenças são importantes, tanto em clima quanto em topografia. Boa parte dos produtores mais importantes de Cachapoal tem seus vinhedos aos pés dos Andes, local chamado de Alto Cachapoal. Nessa região a Cabernet Sauvignon brilha com seu frescor e elegância, mas, também, aproveitando a influência fria da cordilheira e dos pedregosos solos aluviais de média fertilidade, conseguiram-se interessantes resultados com a Viognier em brancos e Cabernet Franc em tintos. O poente, nos arredores de Peumo, as temperaturas aumentam, especialmente nos setores protegidos da influência marítima, como em Las Cabras. As brisas frescas da costa que deslizam pela bacia do rio Cachapoal banham os vinhedos de frescor e, ao mesmo tempo, moderam as altas temperaturas do setor. Isso explica, por exemplo, porque os tintos tem notas de ervas e frutas vermelhas maduras proporcionadas pelas brisas frescas. Fontes – Wikipedia e Guia Descorchados.

A seguir as avaliações e descrições dos vinhos degustados no dia 27.11.2018:

Cumbres Andinas Sauvignon Blanc Reserve 2018 – Álcool: 13% – Palha claro brilhante. Aromas vegetais típicos da casta encimados por notas cítricas e de frutas de polpa branca. Paladar macio e fresco, confirmando as sensações olfativas. Concentrado, termina cítrico, com boa persistência, sem amargor. Avaliação: 89-90/100 pts. 

Cumbres Andinas Sauvignon Blanc Single Vineyard 2017 – Álcool: 13% – Região: Vale de Leyda – amarelo palha com reflexo esverdeado. Aromas complexos e expressivos com notas de limão siciliano, ligeiro esfumaçado sobre um fundo mineral que se destaca. No paladar é um branco denso, escorregadio e de grande viscosidade. A acidez está bem ajustada assim como álcool. Tem amplitude, concentração de fruta e profundidade. Termina com grande persistência e no retrogosto tem notas cítricas. Avaliação: 90/100 pts.

Cadencia Gran Reserva – Região: Vale de Cachapoal – Variedades: Carignan (70%) e Petit Verdot (30%) – vinho exótico, corte inusitado, amadurecido em barricas de carvalho de segundo uso – intenso e profundo na cor, exibiu aromas herbáceos, fruta em compota e um toque licoroso a lembrar um bom Porto. Denso e volumoso no paladar, quente, taninos aveludados, acidez média/boa (Carignan) e grande expansão. Vinho encorpado de grande persistência. Avaliação: 91/100 pts.

Cumbres Andinas Malbec Reserve 2015 – Álcool: 13% – Região: Vale de Cachapoal – vermelho-rubi intenso com reflexo violáceo. No nariz uma paleta de aromas dignos dos melhores malbecs: notas florais, especiarias, fruta madura sobre uma convidativa nota de chocolate. Boca no mesmo diapasão. Vinho seco, taninos presentes de excelente qualidade, álcool integrado, acidez plena e fruta madura triunfando sobre a madeira. Balanceado, equilibrado, este ótimo Malbec de grande fluidez no paladar chega pronto ao mercado. Termina com longa persistência prometendo evoluir positivamente na garrafa. Avaliação: 90/100 pts. +

Fuente Fruta Selección Cabernet Sauvignon 2017 – Região: Vale de Cachapoal – aqui o nome corresponde ao estilo do vinho, que é destinado ao mercado japonês. Na taça vermelho-rubi violáceo com reflexo púrpura. Nos aromas é um cabernet exuberantemente frutado, com notas de groselha, amoras e cerejas revezando-se entre si sobre um fundo levemente mentolado. No paladar confirmou a fruta do nariz, mas a fluidez do conjunto deste “entry level” é um fato que revela o nível de exigência do mercado japonês: um macio e saboroso Cabernet Sauvignon, repleto de fruta, de médio corpo, sem passagem por madeira. Um vinho fácil de beber e mais fácil ainda de gostar! Avaliação: 88-89/100 pts.

Huemul Cabernet Sauvignon 2017 – Região: Vale de Cachapoal – infelizmente não pode ser degustado porque a garrafa havia terminado.

(Visited 457 times, 464 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *